O Domingo de Páscoa, por norma, é sempre passado em casa dos meus sogros que, como bons alentejanos que se prezam, nunca deixam de ter borrego presente na mesa. Como este ano os meus sogros não estavam por cá, tentei manter a tradição dos anos anteriores, mas ao invés de borrego optei por pernas de cabrito, que nos proporcionaram um almoço divinal...
De véspera temperar as pernas de cabrito com alhos picados, louro, sal, pimenta, massa de pimentão, vinho branco, rodelas de limão e rodelas de laranja. Deixar até ao dia seguinte, voltando a carne duas ou três vezes para ir tomando o sabor da marinada.
No dia colocar no fundo do tabuleiro azeite, uma generosa camada de cebola em rodelas e um ramo de salsa e colocar por cima as pernas do cabrito. Espremer as rodelas de limão e de laranja para o líquido da marinada e regar as pernas com o mesmo.
Colocar por cima mais cebola em rodelas e um ramo de salsa e colocar por cima de cada perna um ramo de alecrim. Regar com azeite, deitar uns borrifos de vinho do Porto, polvilhar com noz moscada e levar ao forno, a 200º, durante cerca de 1h30, virando a carne de vez em quando.
Entretanto descascar batatas pequenas que se possam cozinhar inteiras e dar-lhes uma leve fervura em água e sal.
Ao fim de uma hora de o cabrito estar no forno juntar as batatas, envolvendo bem com o molho do assado (aproveitar para voltar a virar as pernas nesta altura) e deixar acabar de cozinhar.
Servir de seguida acompanhado de uma boa salada verde.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Adoro cabrito ,como um vez no ano na Pascoa em casa da minha mãe , nunca fiz pois aqui me casa só eu é que gosto
ResponderEliminarEssa pernoca ficou uma maravilha
bj
Cá por casa também tenho que arranjar sempre uma refeição alternativa para a minha mãe.. mas o resto da equipa adora cabrito e borrego!
ResponderEliminarBeijinhos
Cá em casa adoramos cabrito,..mas utilizamos mais no Natal,....que pratinho rico e saboroso!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Nesta zona nem se usa muito o cabrito em épocas festivas, mas este ano resolvi arriscar e saí-me muito bem.
EliminarBeijocas
Olá Risonha!
ResponderEliminarEsta é uma iguaria que eu nunca experimentei, mas confesso que suas fotos me deixaram com água na boca!
Beijos!
Andrea, experimenta e vais ver como é bom... Beijos
Eliminar