Esta receita é o que se pode chamar de uma "corrente culinária", pois alguém nos dá a massa do bolo, nós vamos preparando ao longo da semana e depois temos também que dar parte da massa a outras pessoas para que a corrente não seja quebrada. Lembro-me de ter feito algo do género há mais de 20 anos, que se chamava "Bolo da Amizade"... este é o chamado "Pão do Vaticano" e a parte da massa que me coube foi-me dada por uma vizinha. O que vos posso garantir é que fica uma delícia e mesmo a massa ficando fora do frigorífico tantos dias não azeda nem se estraga.
Abaixo transcrevo a receita tal como me foi dada.
Aquele que coze o pão tem um desejo realizado. Apenas deve fazer este pão uma vez na vida.
Começa na 2ª feira - é importante que o fermento não esteja no frigorífico. Coloque a massa numa taça de vidro, cubra com um pano de cozinha. Só pode mexer com uma colher de pau, nunca com talheres metálicos ou com as mãos.
2ª feira - juntar ao fermento 250gr de açucar - não mexer
3º feira - juntar 250ml de leite fervido e arrefecido - não mexer
4ª feira - juntar 250gr de farinha - não mexer
5ª feira - mexer bem apenas com a colher de pau
6ª feira - juntar 250gr de açucar, 250ml de leite fervido e arrefecido e 250gr de farinha. Mexa bem com a colher de pau e divida em 4 porções - 3 porções são para oferecer e a outra porção fica para fazer o seu pão. Fotocopie a receita e ofereça às pessoas escolhidas juntamente com a porção de massa.
Sábado - juntar à porção de massa que ficou para si 250gr de farinha, 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de fermento em pó, 3 ovos, açucar baunilhado, 250ml de óleo, nozes picadas, 2 colheres de sopa de canela, passas (não coloquei), pedaços de maçã e raspas ou pepitas de chocolate (aqui enganei-me e juntei também 250gr de açucar, mas não ficou excessivamente doce, pelo que aconselho que ponham também).
Vai ao forno em forma untada e enfarinhada cerca de 40 minutos (o meu ficou 1 hora).
Fica uma maravilha!!!!
terça-feira, 12 de maio de 2015
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Conheço um que vejo em blog espanhoes bolo das carmelitas descalças que também se faz por dias e passa-se a outra pessoa.
ResponderEliminarO teu tem um interior delicioso
bj
Ficou mesmo uma delícia... toda a gente adorou.
EliminarBeijinhos
já conhecia mas ainda não fiz, ficou com bom aspeto.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Fica fantástico e o melhor da receita é que no final cada pessoa pode acrescentar os ingredientes que quiser.
EliminarBeijocas
Por acaso também o fiz na semana assada, ficou muito bom e cresceu imenso, no meu coloquei pedaços de chocolate. maça e nozes.
ResponderEliminarBeijinhos
Conceição, então o teu deve ter ficado muito parecido com o meu, pois foram os mesmos ingredientes que eu usei.
EliminarBeijinhos
Já fiz mas com outro nome: Bolo das Carmelitas. Os tempos entre o juntar as coisas e mexer é que eram diferentes mas o resultado final é igual. O meu não ficou assim muito bom porque deixei só os 4ominutos no forno e realmente é necessária uma hora.
ResponderEliminarHá vários nomes para este bolo de "corrente culinária", mas acho que para todos o resultado final é fantástico.
EliminarBeijocas
Olá Risonha!
ResponderEliminarQue tradição mais linda!! Correntes do bem, cheias de amor e energia ao próximo!!
Beijos e ótima semana pra ti! =)
É verdade Andrea, uma corrente de amor e amizade que não custa nada dar continuidade, ainda por cima o resultado final é um bolo maravilhoso.
EliminarBeijinhos
Por favor como faço o fermento que escreveu que não deve estar na geladeira? Quero faze-lo. Sou do Brasil.
ResponderEliminarGrata pela ajuda.