Ultimamente tenho tentado "desabituar-me" de cozinhar com caldos processados (os chamados tipo "caldo Knorr"), sejam eles de carne, peixe, legumes, marisco, etc. Não tem sido fácil pois cada vez há uma maior variedade de caldos no mercado a apelar à nossa imaginação: caldos para massa, caldos para arroz, caldos para francesinhas, caldos para molhos de bife... a lista não acaba nunca!
Mas a partir de agora resolvi começar a fazer caldos caseiros em casa, pois além de saírem muito mais baratos, são mais saudáveis, aguentam bastante no frigorífico e não têm substâncias estranhas adicionadas. A receita está no Mundo de Receitas Bimby e é muito simples de confeccionar e ainda mais simples de usar.
300gr de carne sem nervos, cortada em pedaços (usei lombo)300gr de legumes variados (aipo, cenoura, cebola, alho, tomate)
4 ramos de ervas frescas variadas (salva, alecrim, salsa), só as folhas
300gr de sal grosso marinho
30gr de vinho tinto
1 folha de louro
1 cravinho
Coloque no copo a carne e pique 10 segundos, velocidade 8. Retire e reserve.
Coloque no copo os legumes e as ervas e pique 10 segundos, velocidade 6.
Adicione o sal, a carne reservada, o vinho, o louro, o cravinho e programe 20 minutos, 120º, velocidade 2. Retire o copo de medida e coloque o cesto sobre a tampa para evitar salpicos.
Retire o cesto e a folha de louro, coloque o copo de medida e programe 1 minuto, indo progressivamente até à velocidade 7.
Retire para um frasco bem lavado e esterilizado e deixe arrefecer. Conserve no frio.
Notas: Pode guardar-se no frigorífico durante vários meses (se quiser coloque em cuvetes de gelo e conserve na arca congeladora).
Dicas para quantidades: 1 colher de chá (corresponde aproximadamente a 1 caldo) por cada 500gr de água, para obter 500gr de caldo.
1 colher como a da foto para cozinhar uma refeição para 4 a 5 pessoas.
Uma boa opção :)
ResponderEliminarAna,
http://asnossasreceitinhas.blogspot.pt/
Sem dúvida uma opção muito mais saudável que os caldos de compra, e igualmente deliciosa.
EliminarBeijinhos