Sugestões para oferecer ou para ler...


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

"O LIVRO DOS BALTIMORE"

Livro fantástico e envolvente, com personagens que nos enchem a alma e nos fazem sentir parte da família.
É encantador conhecer a história dos Goldman, em que parte da família vive de forma mais abastada e a outra parte de forma mais simples.
Os primos, jovens da mesma idade, convivem de forma saudável, mas sempre condicionados pelo estilo de vida dos pais.
Há tantas voltas e reviravoltas ao longo da história que os factos que julgávamos como assumidos deixam de fazer sentido.
E há sempre a referência ao "Dia do Drama", que só praticamente no final do livro conseguimos perceber o que é.
Gostei muito deste livro e ao terminá-lo senti-me nostálgica e já cheia de saudades das personagens.
Até ao dia do Drama, existiam dois ramos da família Goldman: os de Baltimore e os de Montclair. O ramo de Baltimore, próspero e bafejado pela sorte, mora numa luxuosa mansão e encarna a imagem da elite americana. Já os Goldman de Montclair são uma típica família de classe média e vivem numa casa banal em Nova Jérsia. Tudo isto se transforma com o Drama. Movido pelas memórias felizes dos tempos áureos de Baltimore, Marcus Goldman procura descobrir o que se passou no dia do Drama, que mudaria para sempre o destino da família. O que aconteceu realmente aos Goldman de Baltimore?
Notas sobre o autor:
Joël Dicker nasceu em Genève, Suíça, em 1985. A verdade sobre o caso Harry Quebert é o seu segundo romance, com o qual arrecadou vários prémios: Prix de la Vocation Bleustein-Blanchet, o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa, o Prémio Goncourt des Lycéens e o prémio da revista Lire para Melhor Romance em língua francesa. O seu primeiro romance, Les derniers jours de nos pères, venceu o Prémio dos Escritores de Genève.