Chamo-lhe molotof tradicional apenas para o distinguir dos outros molotofs que já tinha mostrado aqui no blog, pois já fiz uma versão de café e também uma versão de chocolate.
Esta é a versão mais tradicional da nossa cozinha. Aproveitei 6 claras que tinha congeladas e usei mais 6 ovos para poder fazer o doce de ovos.
Ficou delicioso... e pensar que eu levei tantos anos sem conseguir fazer um molotof como deve ser... LOL!
Assim que lhe apanhei o jeito nunca mais ninguém me parou!
Para o molotof:
Ligar o forno a 200º.
Bater 12 claras em castelo firme (adiciono sempre uma pitada de sal). Adicionar aos poucos 12 colheres de sopa de açucar, batendo bem entre cada adição.
Colocar numa forma de chaminé untada com margarina e levar ao forno, em banho-maria, por 12 minutos (coloco sempre um tabuleiro com água no forno assim que o ligo, para quando colocar o molotof a água já esteja bem quente).
Apagar o forno, entreabrir a porta e deixar o molotof arrefecer dentro do forno.
Desenformar depois de frio... ó pra ele aqui todo "nú"... eh eh eh!
Para o doce de ovos:
Colocar ao lume 2,5dl de água com 250gr de açucar e deixar ferver cerca de 5 minutos.
À parte bater 6 gemas com uma colher de chá de essência de baunilha e deitá-las em fio, com muito cuidado, na calda de açucar, mexendo sempre para as gemas não talharem.
Deixar cozinhar em lume brando, sem parar de mexer, até que o doce tenha a consistência desejada.
Levar ao lume uma frigideira, deixar aquecer e torrar levemente miolo de amêndoa laminado.
Cobrir o molotof com o doce de ovos e salpicar com a amêndoa torrada. Servir bem fresco!
É uma maravilha, não é?
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas que lindo molotof, ficou fantástico!! :P
ResponderEliminarOlá Zezinha
ResponderEliminarQuem me dera saber fazer o Molotof, fiz uma vez e cresceu, mas depois baixou, não tenho sorte nos bolos....Mas ainda vou tentar esta semana, esta versão já está imprimir, vamos a ver como sai.
Beijinhos
MJ
Que lindo que ficou!! e o sabor então... deve estar delicioso.
ResponderEliminarQueria-te perguntar, que tamanho tem a tua forma para fazer o tronco de Natal?
Bjs
Risonha que Molotoff tão bom e bonito, eu tb gosto muito de fazer...ficou lindo e mesmo bom para a mesa do Natal não achas ? beijinho
ResponderEliminarQue delícia de receita, ficou ótima. Abraços
ResponderEliminarEu adoooooro molotof!! Acabei de chegar do alomoço e que bem me sabia agora uma fatiazinha do teu, bem regadinha com o creme de ovos!! Beijocas!
ResponderEliminarNão morro de amores por molotof, mas tenho de dizer que este ficou bem bonito :)
ResponderEliminarbjs
Zezinha esse Molotof ficou simplesmente explendido... bem alto e cheio de doce de ovos e amêndoa como eu gosto!
ResponderEliminarConfesso que o molotof não me fascina, embora não diga que não se me aparecer à frente. Mas digo-te uma coisa, já os vi à venda em boas confeitarias sem o aspecto do teu. Muito bem.
ResponderEliminarQue delicia, está lindo, comia já uma fatia.
ResponderEliminarBeijinhos
Eu ainda nao apanhei o jeito Risonha!!! Tenho inveja boa dos teus molotofs :)
ResponderEliminarNão conhecia esse doce!! Que delícia é essa??? Muito bom!
ResponderEliminarRisonha, que lindo molotof!! Ainda não experimentei fazer mas espero que quando o fizer fique assim como o seu =)
ResponderEliminarbjs
Olá Madrinha :)
ResponderEliminartambém faço assim o meu molotof...tal e qual...mas este natal estou muito triste...porque como ando às avessas com o meu forno nem sequer sei se consigo fazer o molotof :(
Mas esse ficou divinal! =)
beijinhos
Olá, lindo molotoff. A minha receita é igual mas eu náo tenho paciência para o deixar no forno e acaba por baixar. Mas estou pensando fazer um em breve e vou tentar não desenformar antes da hora. Muitas receitinhas boas.
ResponderEliminarbjs
Suzel
É uma maravilha pois! Eu há já alguns anos que não como Molotof e por isso tenho algumas saudades! Não sei porquê, mas acho que o próximo que comerei há-de ser feito por mim... vou aproveitar as tuas sugestões :)
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana!!
ficou lindíssmo ;-)))
ResponderEliminarGosto muito de molotof e faço várias vezes
ResponderEliminarO seu ficou lindo só não acho bem ter posto o coitado todo nuzinho :)
Beijinho
ainda bem que a minha mae nao tem internet, de outra forma ficava cheia de vontade de comer esse belo molotof... é a sobremesa preferida dela.
ResponderEliminarbjs
para o molotof confesso, não dou muita bola, mas para o creme de ovos, aiai, minha perdição! Posso trocar minha porção de molotof pelo dobre da de doce de ovos?? :DDD
ResponderEliminarBeiijinhos
eu nao sou muito fã de doces, mas esse parece muito apetitoso. e me pareceu tao fácil de fazer que vou experimentar!
ResponderEliminaronde esta o caramelo que se mete no molotof , leva sempre caramelo , assim nem deve de ter sabor , pelo menos e assim que sempre vi ser feito e é muito saboroso a minha mae faz enormes e muito saborosos,
ResponderEliminare o segredo de nao abaixar o molofof é nao o retirar do forno assim que acaba de fazer. È apagar, nunca abrir o forno mesmo nunca deixar arrefecer o forno um pouco e depois sim retirar.
nao sei porque fiz a receita como outras mais que estao no site mas logo que apaguei o forno o molotof começou abaixar ,até tenho vergonha de apresentar isto na mesa .LUCINDA
ResponderEliminarObrigado por esta receita, foi a unica vez que fiz um Molotof que não foi um desastre. Deu-se um milagre! :o) obrigado!Ana
ResponderEliminar