Ou como diria a minha filha, o melhor será chamar a esta sobremesa "Doce dos Reis Magos".... ou melhor ainda.... "Doce do Rei Mago Baltazar" que é o Rei Mago de pele escura....
Tive sérias dúvidas se devia postar esta sobremesa ou não... quando olharem para as fotos já irão perceber porquê... lol!
A receita vinha numa revista "Teleculinária" que saíu recentemente, e eu como na altura do Natal até tinha bananas em casa, achei que era mais uma boa sobremesa para a noite da consoada.
Até aqui tudo bem... se não fosse o facto da sobremesa ser coberta com merengue, que por sua vez tinha que ir ao forno para alourar. "Nada de especial" dizem vocês.... Pois!!! Se eu não me tivesse esquecido dela no forno e o merengue tivesse queimado...
"Coisas que acontecem!" respondem vocês para me animar.... ok, ok... mas que dá raiva, isso dá.... vamos à receita:
350gr de açucar
6 bananas
6dl de leite
6 ovos
2 colheres de sopa bem cheias de farinha maizena
1 colher de sopa de manteiga
1 casca de limão
1 colher de sopa de canela em pó
Cortar as bananas em rodelas e levar ao lume com 150gr do açucar, a manteiga e a canela, até que as bananas fiquem desfeitas. Retirar e colocar num pirex.
Levar o leite ao lume com a casca de limão e 100gr do açucar e deixar ferver. Bater as gemas com a maizena, juntar o leite em fio e levar novamente ao lume até engrossar. Deitar por cima da banana e deixar arrefecer. (até aqui tudo bem...lol).
Ligar o forno a 200º. Bater as claras em castelo e juntar as restantes 100gr de açucar até fazer merengue. Colocar por cima do doce e levar ao forno só até alourar o merengue.
Aqui resolvi fazer uma camada de merengue, separei um pouco que colori de verde e vermelho e com a ajuda do saco de pasteleiro coloquei rosetas coloridas, levando ao forno de seguida. (foi quando uma amiga minha me ligou para o telemóvel a desejar um Feliz Natal, estivemos a pôr a conversa em dia e eu nunca mais me lembrei do que tinha no forno).
Nota: apesar do aspecto esturricado em cima o doce estava delicioso, o merengue é que estava um pouco ressequido por ter apanhado tanto calor. Voltarei a repetir o doce tendo mais cuidado com o tempo que o deixo no forno... e juro que dessa vez irei desligar o telemóvel!!!
sábado, 5 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Amiga o doce uma maravilha como tudo que sai de suas mãos! E olha o seu link já está bem lindo lá no blog viu?! Me perdoe é que ainda estamos ajeitando a casa. :)
ResponderEliminarRisonha, mas que doce lindo! (Mesmo tendo ficado um pouquinho a mais ao sol =)
ResponderEliminarAdorei a decoração com verde e vermelha! O meu irmão deve gostar, ele adora banana, eu já nem tanto...
bjs bom fim de semana!
Você sabe que quando eu faço doce com merengues, acho lindo, mas não como, sempre deixo de lado... então, pra mim, o doce está perfeito!!!!!
ResponderEliminarJá aconteceu comigo do trem tostar um tantinho a mais por conta do telefone...
Beijinhos,
adoro sobremesa com banana, essa é muito boa.
ResponderEliminarDevia estar delicioso!!!
Querida risonha o doce está lindo na mesma, não te preocupes com a côr. Apanhou um pouco de sol a mais só isso :-) hehe!
ResponderEliminarDeve ter ficado uma maravilha esse docinho.
Beijinhos
risonha já nos aconteceu a todas,deixar alourar a mais e isso é quando temos sorte de não queimar...a filipa têm razão apanhou um pouco de sol...mas que está lindo está...beijinhos doces
ResponderEliminarha ha ha ha! seu relato esta muito divertido. felizmente conseguimos rir das nossas tragedias culinarias--esse eh o ponto positivo de tudo. E apesar das dos tropeços, nao se deve desanimar. um beijo! ;-)
ResponderEliminarE alguma vez uma coisa que saia da cozinha da Risonha pode não ter bom aspecto????
ResponderEliminarNão costumo fazer doces com banana (acho que não ía gostar muito, sei lá!), mas o teu está bem giro com aquela decoração colorida...
Beijos.
Adorei o teu sentido de humor. Fartei-me de rir.....Não te rales amiga que desastres desses acontecem a todas. Mesmo assim acredito que deve estar muito saboroso e é uma boa ideia para aproveitar bananas maduras.
ResponderEliminarBjokas
Ana
Risonha quero dizer qu gostei da tua receita mas mais já estar com vontade de vir ao teu cantinho tenho saudades mas me aguarda.um beijo Natércia...
ResponderEliminarADOREI!!!Anotada,fica na minha lista.
ResponderEliminarBJS.
E lá se vai a minha dieta de desintoxicação pós-festas...! ;-D
ResponderEliminarBeijocas.
O rei preferido do meu filho é o Baltazar, esse nome fica-lhe mesmo a calhar.
ResponderEliminarrisonha linda não me digas k fui eu k te estava a telefonar qd te esqueçeste.......espero k não...mas ficou uma maravilha.......bjokas minha querida
ResponderEliminarIndependente de qualquer cois, bronzeadinhodinho ou nao, se tem bananas meu marido adora
ResponderEliminarApesar de "morenito", deixou-me convencida!!
ResponderEliminarE achei o merengue colorido muito giro!! =)
Beijinhos*
Um beijinho "atrasado" para desejar um feliz 2008!
ResponderEliminarCom votos de muitas receitas deliciosas para que eu as possa plagiar =)
Um beijinho
realmente ficou um pouco preto... hahaha mas sao coisas que acontecem! e no entanto ainda foste a tempo :-) a receita parece-me boa para qd tenho bananas que já estao maduras demais e eu assim já nao as como. mais uma receita apontada! obrigda :-) beijocas duma metade-algarvia (eu) para uma algarvia!
ResponderEliminar