Não sei como é que está o tempo na vossa zona, mas ontem em Sagres esteve um dia terrível: muita chuva, vento muito forte e a partir do final da tarde trovoada e relâmpagos enormes.
Talvez por influência deste tempo invernoso, ontem quando cheguei a casa, encharcada e cheia de frio, não me estava a apetecer nem um bocadinho estar de volta do fogão... mas tinha que preparar o jantar para os meus Risonhos (uma sopa de peixe, feita com o caldo da caldeirada, prato tipicamente algarvio).
Não me estava a apetecer comer o mesmo que eles, apetecia-me alguma coisa diferente, mas também não me apetecia estar frente ao fogão... que dilema, não é? Bem... se não for no fogão, terá que ser no microondas...
Vejam só o resultado deste fim de tarde chuvoso:
Escolher algumas folhas de couve lombarda (grandes e que estejam inteiras), lavá-las, colocá-las num recipiente que possa ir ao microondas, cobrir com água e temperar com um pouco de sal. Levar ao microondas por 5 minutos, para escaldar as folhas. Passado esse tempo virá-las e escaldá-las por mais 5 minutos. Retirar, escorrer as folhas e reservar a água.
Numa taça colocar um copo de couscous e um fiozinho de óleo. Deitar um copo da água onde se escaldou as folhas da couve (não é necessário sal pois a água já está temperada), tapar e deixar repousar 5 minutos. Passado esse tempo soltar os grãos com um garfo, juntar um pouco de margarina e levar ao microondas 1 minuto, voltando a soltar os grãos com um garfo após retirar.
Entretanto cortar lascas fininhas de salame (usei daquele apimentado) e escaldá-las no microondas por 5 minutos (não usar a água da couve pode ficar demasiado salgado).
Agora vamos á montagem: estender as folhas de couve, colocar uma porção de couscous, por cima lascas de salame e umas tirinhas de queijo. Enrolar em forma de canuco, prender com palitos e cobrir com um fio de ketchup. Levar ao microondas por 3 minutos, apenas para derreter o queijo dentro dos canudos.
Sabem o que vos digo? Há muito tempo que não comia algo que me soubesse tão bem...
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
ó minha querida risonha senão te apeticia estar á frente do fogão imagino o k terias feito se te apetece-se..maravilha ficou uma maravilha......bjokas minha querida
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarConcordo com a Belinha, e mais não te apetecia cozinhar imagina se te apetecesse... hehe!! :-)
Que paparoka requintada!
Beijinhos e Boas Festas!!
Ainda bem que não te apetecia ir para o fogão, assim a tua criatividade fez explosão... e que belo resultado deu.
ResponderEliminarAcreditas que nunca fiz cuscus? Mas gosto muito...
Beijinhos.
Só de ver fiquei com fome
ResponderEliminarParabéns ficou saboroso.
Eu estou quase debaixo de neve na terça postei a foto da couve do meu quintal, esta toda geladinha.
Boas Festas
Isso é que é creatividade recompensada! Boa!
ResponderEliminarEu sou um 0 a trabalhar com essa coisa (o microondas), é só para aquecer, tenho que me inspirar em ti.
Beijocas e boas festas
Gostei!!!E não estava inspirada fará se tivesse...beijinhos doces
ResponderEliminarQueria só um pouquinho da sua ótima criatividade....
ResponderEliminarFiquei encantada e com água na boca!!
Beijinhos,
Cá em casa adoramos couscous, principalmente o mais pequeno.Vou experimentar.
ResponderEliminarDesejo um feliz Natal para toda a familia de Risonhos e desejo que em 2008 nos continues a brindar com a tua alegria e as tuas receitinhas boas.
Bjokas
Ana
és uma cozinheira maravilhosa amiga... nem eu queria estar ao pé de ti...eheh
ResponderEliminarera ver-me a engordar a cada dia :-P
Bjokas e um Natal muito Feliz :-D