Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 15 de abril de 2009

TOMATES RECHEADOS COM ATUM - DIA VERMELHO

A Mary do blog Chá, Canela e Chocolate lançou um desafio muito colorido... hoje é o dia vermelho (ou para ser mais chique "Red Day") e que consiste no seguinte: as receitas postadas hoje pelos blogs que desejem aderir a esta iniciativa devem ter a cor vermelha.

Decidi preparar algo muito simples, já a pensar nos dias quentes que vêm a caminho (aliás, já deveriam ter chegado, mas hoje por cá chove...). Este prato prepara-se em pouco tempo, é saudável e light, e tanto pode servir de entrada como de prato principal (claro que para mim serviram de refeição).
Mary, espero que gostes da minha participação.

3 tomates
1 lata de atum em azeite
1 iogurte natural magro
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
cebolinho picado para decorar

Ligue o forno a 180º.
Lave os tomates, corte uma fatia fina no topo e rejeite-a. Com uma colher de chá retire a polpa dos tomates, tendo cuidado para não romper a pele (guarde a polpa para usar noutro prato).
Ponha os tomates num tabuleiro untado com um fio de azeite e leve ao forno por 20 minutos, ou até que os tomates fiquem macios, mas ainda firmes.
Entretanto prepare o recheio: escorra ligeiramente o atum, desfaça-o com um garfo e misture-o com o iogurte, temperando com sal e pimenta.
Retire os tomates do forno e encha cada tomate com o recheio que preparou.
Polvilhe com o cebolinho picado e sirva mornos ou frios.
NOTA: amanhã postarei o prato delicioso que preparei para aproveitar a polpa retirada aos tomates.

22 comentários:

  1. Fivaram lindos!

    Eu tb aderi ao dia vermelho.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Risonha,
    Hoje estamos em sintonia, eu também escolhi tomate para o dia vermelho :) adoro tomate e pimento recheado.
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  3. Risonha, apesar do tempo ainda estar bem fresco os teus tomates (salvo seja, lol) recheados são bem vindos em qualquer altura! Hehehe
    Ficaram lindos, super apetitosos, muito light e uma delícia com o atum!
    De coisas simples se fazem grandes obras! Excelente praticipação! :)

    ResponderEliminar
  4. Hummm, gosto demais de tomate recheado! Essa versão com atum tenho que provar!

    ResponderEliminar
  5. Risonha, que bela sugestão - eu adoro tomates recheados!
    E aqui temos um tomate a servir outro tamate: grande tomatada!! :)

    ResponderEliminar
  6. Boa participação!Deve ser bem apetitoso!Aqui tambem chove....
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Risonha,
    Adorei e gosto muito de tomate recheado.tb tive para postar esse prato mas depois surjiu outro.

    bjs miga

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito desta sugestão :) Ficaram lindos os tomates!

    ResponderEliminar
  9. Amiga venho te agradecer a tua preocupação comigo, a tua amizade e Carinho, ainda não estou a 100%, mas já vai adndo para teclar...O pãozinho parece delicioso, e com o farelo só faz é bam, espero que tenhas apreciado. E estes tomatinhos recheados têm cá um aspecto...eu é que ainda não lhes posso dar uma dentada se não ias ver... beijinhossssssssssssss

    ResponderEliminar
  10. conterrânea, que belos tomates!!! lolll Cá para os meus ladoss também chove e faz frio..
    Boa participação!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Isto tem um bom aspecto... até me deixou água na boca! ;)

    Joquinhas

    ResponderEliminar
  12. Que belos tomates!!! Ficaram lindos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Risonha estão lindos os teus tomates.um beijinho...

    ResponderEliminar
  14. Engraçado, adoro tomate e nunca os fiz recheados!! estes são supersimples e devem ficar muito bons :-)

    ResponderEliminar
  15. Eu como ando sempre atrasada nas noticias nem sabia nada da comida "colorida", mas que gostei desta receitinha gostei... não para já que ando cheia de frio outra vez...

    ResponderEliminar
  16. Risonha que rica e deliciosa sugestão com os tomates, excelente participação para o dia vermelho, bjs.

    ResponderEliminar
  17. Pois, estou a ver que só eu é que não participei no desafio! Já tinha a receita prontinha, mas no último minuto é que reparei que as pilhas da máquina estavam fraquíssimas e não consegui tirar sequer uma fotografia :(

    Quanto à tua receita, aposto que esse recheio é uma delícia! Mas eu preferia comê-lo em tostinhas :)

    Biejinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  18. Além de lindos ficaram apetitosos. Adoraria comer um agora.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. para mim, o melhor dos tomates recheados é que servem de entradinha e ainda são um acompanhamento incrível para um grelhado, por exemplo!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Olá Risonha,

    iogurte com atum nunca provei! Mas deve ser bom. Deste-nos uma sugestão muito fresquinha.

    Também participei no passatempo da Mary. Fiz uma galantine de tomate seco.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....