Sugestões para oferecer ou para ler...


Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bimby. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 3 de agosto de 2021

SOPA ROXA

Gosto de comer sopa em qualquer altura do ano (se bem que agora tenho andado preguiçosa para comer sopa) e quando encontro sopas diferentes gosto de experimentar.
A diferença nesta sopa é mesmo a cor, achei super original, fica linda. A receita é do blog Sai Petisco.

1 curgette pequena
250gr de alho francês (só a parte branca)
500gr de couve roxa
1 dente de alho
1 fio generoso de azeite
1,5l de água ou caldo de legumes
sal q.b.
cebolinho e sementes a gosto para polvilhar

Colocar todos os ingredientes (menos o cebolinho e as sementes) no copo da Bimby.
Programar 30 minutos, 100º, velocidade 2.
Quando acabar o tempo triturar 1 minuto na velocidade progressiva 3-5-7.
Servir decorado com cebolinho picado e sementes a gosto.


 

quinta-feira, 17 de junho de 2021

SOPA DE BETERRABA

Embora o tempo já esteja a ficar mais quente, a sopa é algo que como em qualquer altura do ano. 
Aproveitando que tinha beterrabas biológicas, vindas directamente da minha horta, andei em busca de receitas e encontrei esta sopa deliciosa e nutritiva num dos livros de receitas da Bimby...
2 beterrabas grandes cortadas em pedaços
2 nabos cortados em pedaços
2 cebolas
1000gr de água
50gr de azeite
1 colher de chá de caldo de legumes
sal e pimenta q.b.
15gr de leite

Coloque no copo todos os ingredientes excepto o leite, e programe 25 minutos, 100º, velocidade 1.
De seguida programe 1 minuto, velocidade 3-5-7.
Junte o leite, rectifique o sal e programe 2 minutos, 90º, velocidade 2.
Servir decorado com uma colherada de iogurte e cebolinho picado.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

CARIL DE CAMARÃO COM MANGA

Um prato delicioso e com sabor exótico, muito fácil e rápido de fazer. A receita está num dos livros da Bimby e acreditem que se quiserem servir uma refeição diferente e com um toque original, esta é a receita a escolher...
1kg de camarão com casca e congelado
1 lata de leite de coco
150gr de cebola
3 dentes de alho
30gr de azeite
1,5 colher de chá de caril
200gr de tomate maduro
1 manga cortada em pedaços
coentros picados para decorar

Descasque o camarão semi-congelado e com metade das cascas faça um fumet da seguinte forma:
Coloque no copo as cascas e as cabeças do camarão, o leite de coco e programe 5 minutos, 90º, velocidade 2. Coe com a ajuda do cesto e reserve.

No copo coloque a cebola, o alho e o azeite e pique 5 segundos, velocidade 5. De seguida refogue 5 minutos, Varoma, velocidade 1.
Adicione o caril, o tomate e a manga e triture 15 segundos, velocidade 7.
Adicione o fumet reservado e programe 8 minutos, 100º, velocidade 1.
Adicione o camarão e programe 3 minutos, 100º, velocidade colher inversa.
Emprate e guarneça com os coentros picados.


terça-feira, 20 de abril de 2021

COGUMELOS COM RICOTTA E PESTO

Aqui fica uma excelente sugestão para quem gosta de um petisco diferente e com um toque sofisticado. A receita está num dos livros da Bimby e é tão prática que da próxima vez que forem às compras e encontrarem cogumelos de tamanho grande, tenho a certeza que não vão resistir e querem experimentar esta delícia!

50gr de molho pesto
2 dentes de alho
250gr de ricotta
cogumelos frescos de tamanho grande
parmesão ralado q.b.

Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque no copo os alhos e pique 5 segundos, velocidade 5.
Adicione a ricotta e o molho pesto e programe 10 segundos, velocidade 5.
Retire os pés dos cogumelos, abrindo uma cavidade. Coloque-os num pirex e recheie com o preparado, polvilhando a gosto com parmesão ralado.
Deite por cima um fio de azeite e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

sábado, 23 de janeiro de 2021

EMPADÃO DE ALHEIRA E COUVE FLOR


Um prato diferente e muito simples de fazer com a ajuda preciosa de um robot de cozinha. A receita está no site Mundo de Receitas Bimby e apenas adaptei alguns ingredientes para transformar este empadão num prato paleo.
O resultado foi fantástico!!!
600gr de alheira sem pele e cortada em pedaços
azeite q.b. para untar
1000gr de água
1 colher de chá de sal
800gr de couve flor cortada em raminhos
10gr de vinagre branco
800gr de leite de amêndoa
75gr de manteiga
75gr de farinha de aveia sem glúten
sumo de 1/2 limão
pimenta e noz moscada q.b.
1 gema de ovo
100gr de natas

Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte com azeite o funo de um pirex, disponha a alheira cortada em pedaços e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Retire.
Coloque no copo a água, o sal, a couve flor e o vinagre e coza 15 minutos, Varoma, velocidade colher inversa. Escorra a couve flor com ajuda da Varoma e deite sobre a alheira.
Coloque no copo o leite, a manteiga, a farinha, 20gr de sumo de limão, a pimenta e noz moscada e cozinhe 9 minutos, 90º, velocidade 4. Retire e deite sobre a couve flor e a alheira.
Coloque no copo as gemas e as natas e envolva 5 segundos, velocidade 4. Deite sobre o béchamel e leve a forno por cerca de 20 minutos, ou até gratinar.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

SALMÃO SELVAGEM COM RISOTTO DE ERVILHAS

Há receitas que nos conquistam pela simplicidade dos ingredientes e esta é uma delas. Umas simples postas de salmão, arroz, ervilhas e pouco mais tornam-se num prato sofisticado para qualquer ocasião. A receita vinha numa revista da cadeia de hipermercados Pingo Doce e com a ajuda preciosa da Bimby é tão fácil de preparar que ninguém tem desculpa para não experimentar...
6 tranches da salmão selvagem congelado
2 colheres de sobremesa de massa de alho
1/2 laranja
1 colher de chá + 1 colher de sopa de sal
pimenta moída q.b.
250gr de ervilhas congeladas
1 cebola
2 dentes de alho
80gr de alho francês
40gr de azeite
hortelã q.b.
250gr de arroz para risotto
130gr de vinho branco
750gr de água
50gr de queijo parmesão
 
Descongele o salmão selvagem, barre-o com a pasta de alho, regue-o com o sumo de laranja, tempere com uma colher de chá de sal e com pimenta e deixe marinar pelo menos 1 hora, virando a meio do tempo.
Ponha as ervilhas a descongelar.
Deite a cebola, os dentes de alho e o alho francês em pedaços no copo da Bimby e triture 5 segundos, velocidade 5.
Raspe as paredes do copo com a espátula, junte o azeite e uma mão cheia de folhas de hortelã (reserve algumas) e programe 5 minutos, 100º velocidade 2, sem o copo medida.
Adicione as ervilhas e programe 5 minutos, 120º, velocidade 1 inversa, sem o copo medida.
Coloque o copo medida e triiture 5 segundos, na velocidade 3. Adicione o arroz, mexa com a espátula e programe 3 minutos, 100º, velocidade 1 inversa, sem o copo medida.
Junte o vinho através do orifício da tampa e programe mais 3 minutos, 100º, velocidade 1 inversa, sem o copo medida.
Introduza a água e uma colher de sopa de sal, encaixe a Varoma com o salmão bem escorrido e colocado no tabuleiro e cozinhe 20 minutos, 100º, velocidade 1 inversa.
Mude o risotto para o recipiente de servir e salpique-o com a pimenta e o parmesão ralado em lascas.
Sirva com as tranches de salmão salpicadas com a hortelã reservada.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

BOLOS DE TORRESMOS (COM E SEM AÇUCAR)

Bolos de torresmos é algo que sempre foi apreciado na minha casa. Eu gosto da versão "normal", apenas a massa com os torresmos, mas há alguns anos começou a aparecer uma versão com açucar e o meu marido ficou fã. 
Como tinha torresmos em casa resolvi usar a receita do pão saloio da Bimby e preparei uns bolinhos de torresmos, com e sem açucar, para agradar  toda a família!
300gr de água
2 colheres de chá de sal
500gr de farinha
1/2 saqueta de Fermipan
 
Coloque no copo a água e o sal e programe 2 minutos, 37º, velocidade 2.
Junte metade da farinha e o fermento e programe 8 segundos, velocidade 6.
Adicione o resto da farinha e programe 2 minutos, velocidade Espiga.
Retire a massa do copo e deixe levedar em local morno durante 45 minutos.
Entretanto corte os torresmos em pequenos pedaços. 
Depois da massa levedada, enfarinhe a bancada e incorpore os torresmos na massa. 
Divida a massa em duas partes e numa delas misture açucar, amassando bem para envolver o açucar na massa (para as quantidades descritas na receita usei cerca de 4 colheres de sopa de açucar).
Forre um tabuleiro com papel vegetal, molde os bolos com ambas as qualidades de massa e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

MOUSSE DE LIMA

Esta é daquelas sobremesas tão fáceis de fazer e tão fresquinha, que é o ideal para esta altura do ano. Ainda por cima com a ajuda da Bimby não dá qualquer trabalho a fazer e o sucesso é sempre garantido. A receita é do Mundo de Receitas Bimby e o que tem de fácil tem de delicioso. Atrevam-se a fazer e não se arrependerão...

1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
150gr de sumo de lima
raspa de 1 lima

Coloque no copo o leite condensado e as natas e programe 1 minuto, velocidade 4.
Adicione o sumo de lima e programe 30 segundos, velocidade 3.
Coloque em taças, decore com a raspa de lima e leve ao frio.

terça-feira, 7 de julho de 2020

ARROZ À VALENCIANA

Há comidas que me trazem de volta memórias da minha infância e esta é uma delas... há muitos anos atrás este era prato corrente em qualquer banquete de casamento ou baptizado.
Festa de casamento que não tivesse arroz à valenciana não era festa!!! Depois o prato foi caindo em desuso e passou-se muito tempo até que o comesse novamente.
Há dias foi a minha filha que se lembrou deste prato e com a receita do Mundo de Receitas Bimby e com a ajuda preciosa da Bimby, recriei um prato delicioso...
Confesso que já tinha muitas saudades!
1 cebola
50gr de azeite
1 cenoura
1 tomate maduro
1 raminho de salsa ou coentros
1 peito de frango cortado em quadradinhos
200gr de bacon cortado em quadradinhos
300gr de lulas
700gr de água
200gr de arroz
50gr de ervilhas
1 colher de sobremesa de açafrão
3 ou 4 salsichas
sal e pimenta q.b.

Deite no copo a cebola, a cenoura, o tomate e o ramo de cheiros e triture 10 segundos, velocidade 6.
Junte o azeite e refogue 7 minutos, 100º, velocidade 1.
Junte o frango, as lulas e o bacon e programe 10 minutos, 100º, velocidade colher inversa.
Junte a água, o arroz, as ervilhas e o açafrão e programe 15 minutos, 100º, velocidade colher inversa.
Por fim junte as salsichas cortadas às rodelas e misture com a espátula.
Nota: se gostar do arroz mais seco programe mais 5 minutos na temperatura Varoma, sem colocar o copinho.

terça-feira, 26 de maio de 2020

FOLAR DA MARA

Este ano, por época da Páscoa, fartei-me de fazer folares amassados à mão, e todos eles saíram excelentes. Cada receita que me davam lá tinha eu que ir experimentar, e às contas disso nesta quarentena os ponteiros da balança subiram!!! Mas nada que uma alimentação regrada não resolva rapidamente.
Estes belos folares foram baptizados com o nome da rapariga que me deu a receita e feitos com a ajuda da Bimby não dão trabalho nenhum.
Quem disse que temos que esperar pela Páscoa para comer folar??
500gr de farinha
125ml de água morna
1 colher de sopa de manteiga
3 ovos
100gr de açucar
1 colher de sopa de erva doce
raspa de 1 limão
1/2 saqueta de Fermipan
sal q.b.

Colocar no copo da Bimby a água, o sal, o fermento e a manteiga e programar 3 minutos, 50º, velocidade 3.
Adicionar a raspa do limão, o açucar e os ovos e programar 2 minutos, velocidade 3.
Juntar 300gr de farinha e a erva doce e programar 15 segundos, velocidade 6.
Juntar o resto da farinha e programar 3 minutos, velocidade Espiga.
Retirar a massa do copo e deixar levedar por cerca de 2 horas. Moldar os folares, pincelar com gema de ovo e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 40 minutos.

terça-feira, 14 de abril de 2020

QUEQUES DE CURCUMA E SEMENTES DE CHIA

Uma refeição rápida e saborosa para quando já não se sabe o que inventar para o almoço ou jantar. Gosto deste tipo de queques/muffins, pois dá para serem comidos quentes ou frios, por isso faço sempre em maior quantidade para poder aproveitar para o dia seguinte. Para quem tem que levar refeições para o local de trabalho, esta também é uma boa alternativa.
A receita vinha numa revista do Pingo Doce mas eu, como de cosutme, fiz algumas alterações.
Massa:
4 ovos
1 colher de sobremesa de curcuma
200gr de farinha de amêndoa
100gr de farinha de linhaça
100ml de leite vegetal
1 colher de sobremesa de fermento
1/2 colher de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de azeite
pimenta preta e sementes de chia q.b.
Recheio:
2 tomates
1 queijo burratta de búfala
sementes de chia q.b.

Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque todos os ingredientes da massa na Bimby e programe 1 minuto, velocidade 10.
Adicione o tomate em cubinhos e programe 2 minutos, velocidade colher inversa.
Coloque no fundo de cada forma de muffin um cubo de queijo, deite a massa por cima, decore com uma fatia fina de tomate, polvilhe com sementes de chia e leve ao forno durante 25 a 30 minutos.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

FOLAR DA ROSETA

A Páscoa está à porta e lá por estarmos em época de quarentena e isolamento social, não temos que deixar passar esta época sem o tradicional folar.
Esta receita foi-me dada pela minha amiga Roseta e é muito fácil e nem dá trabalho nenhum, pois está adaptada à Bimby.
Por isso toca a meter mãos à obra para preparem uns deliciosos folares para celebrar a Páscoa!!!
250ml de leite
1 colher de chá de sal
1 saqueta de Fermipan
100gr de banha
200gr de açucar
raspa de 1 laranja ou de 1 limão
1 cálice de medronho
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de erva doce em pó
600gr de farinha

No copo colocar o leite, o sal, a banha e o Fermipan e programar 3 minutos, 50º, velocidade 2.
Adicionar a raspa de laranja ou limão, o medronho e o açucar e programar 2 minutos, velocidade 3.
Adicionar 400gr de farinha, a canela e a erva doce e programar 15 segundos, velocidade 6.
Juntar o resto da farinha e programar 2 minutos, velocidade Espiga.
Se quiserem podem deixar a massa levedar cerca de meia hora... eu não deixei e passei logo ao passo seguinte.
Moldar os folares, colocar um ovo cozido em cada um, pincelar com ovo batido e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 35 a 45 minutos.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

PURÉ DE MAÇÃ REINETA

Quem me conhece sabe que não sou grande apreciadora de fruta nem tenho por hábito comer fruta após as refeições, mas se há coisa que eu adoro é puré de maçã, especialmente para acompanhar carne assada ou estufada.
Por isso como há dias tinha uma maçãs esquecidas na fruteira, resolvi fazer esta receita do Mundo de Receitas Bimby e consegui um excelente acompanhamento para uma refeição de carne.
1kg de maçã reineta descascada e sem caroços
30gr de água
sumo de 1/2 limão
20gr de manteiga
sal e pimenta q.b.

Coloque todos os ingredientes no copo excepto a manteiga e programe 1 minuto, velocidade 5.
Baixe os bocados de maçã que se encontram na parede do copo com a ajuda da espátula.
Programe 10 minutos, 100º, velocidade 1.
Adicione a manteiga e envolva tudo 15 segundos na velocidade 3.
Está pronto a servir.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

HAMBURGUERS DE ATUM

De há uns tempos para cá, não me perguntem porquê, comecei a "embirrar" com o sabor do atum e para usá-lo em receitas tem que ficar o paladar muito bem disfarçado.
Encontrei esta receita na Cookido e com a ajuda da preciosa Bimby consegui usar atum numa receita sem ficar enjoada, tendo um resultado 5 estrelas.
Não deixem de experimentar estes hamburguers, pois ficam realmente deliciosos.
150gr de cenoura cortada em pedaços
80gr de alho francês em pedaços
2 ovos
550gr de atum em lata escorrido
150gr de flocos de aveia
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de paprika
1 colher de chá de cominhos
azeite q.b.

Coloque no copo a cenoura e o alho francês e pique 4 segundos, velocidade 5. Baixe com a espátula e pique novamente 6 segundos, velocidade 5.
Adicione os ovos, o atum, a aveia e os temperos e misture 15 segundos, velocidade 4 inversa. Mexa e envolva novamente 25 segundos, velocidade 4 inversa.
Retire, forme bolas e espalme ligeiramente em forma de hamburguers.
Deixe descansar 5 a 10 minutos.
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e cozinhe os hamburguers alguns minutos de cada lado.
Sirva com acompanhamento a gosto.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

FRANGO DE CEBOLADA À ANGOLANA

Há aqueles dias em que não sabemos o que fazer para o jantar e precisamos de algo simples e rápido.
Esta receita que encontrei no Mundo de Receitas Bimby é o ideal, em meia hora temos o jantar pronto e enquanto preparamos o acompanhamento, é o tempo de pôr a mesa et voilá... refeição preparada em três tempos.
Não há dúvida que a Bimby é uma grande aliada nas nossas cozinhas!!
700gr de frango cortado em pedaços
1 colher de sopa de pimentão doce
2 malaguetas cortadas em rodelas
2 dentes de alho cortados em pedaços
1 folha de louro
30gr de azeite
350gr de cebola cortada em meias luas
15gr de vinho branco
1 colher de chá de sal

Coloque todos os ingredientes no copo, envolva com a ajuda da espátula e programe 25 minutos, 110º, velocidade colher inversa.
Sirva com acompanhamento a gosto; nós optamos por arroz de couve flor gratinado com queijo e salada.
Bom apetite!!!

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

PESCADA ESPIRITUAL

Um prato simples, que sai sempre bem e que é uma delícia em qualquer altura do ano, com a vantagem que preparado com a ajuda da Bimby não dá trabalho nenhum e fica pronto num instante. Preparei a receita com leite vegetal, pois é o único que usamos cá em casa.
A receita é tão básica que quase dispensa apresentações, mas é daqueles cozinhados que dá sempre gosto partilhar... Foi retirada do blog Sweet my Kitchen.
Toca a pôr a mesa que está na hora da refeição!!!
100gr de pão de forma
leite vegetal q.b.
50gr de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
300gr de cenouras
400gr de medalhões de pescada
300gr de leite vegetal
60gr de farinha
60gr de margarina
1 pitada de noz moscada
1 pacote de natas
sal, pimenta e pão ralado q.b.

Demolhe o pão no leite e reserve.
Desfie os medalhões de pescada 5 segundos, velocidade 4, Colher Inversa. Reserve
Coloque no copo o azeite, o alho, a cebola e a cenoura e pique 15 segundos, velocidade 5. De seguida refogue por 10 minutos a 100º, velocidade 1.
Junte o peixe e o pão bem escorrido, a pimenta, e programe 10 minutos, 100º, velocidade Colher Inversa. Rectifique o sal e deite num pirex.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Sem lavar o copo coloque todos os restantes ingredientes, excepto as natas, e programe 6 minutos, 90º, velocidade 4.
De seguida incorpore as natas pelo bocal da tampa e programe 2 minutos, 90º, velocidade 4.
Deite o molho béchamel em cima da mistura do peixe e envolva, guardando um pouco para cobrir o pirex.
Polvilhe com pão ralado e leve ao forno a gratinar.
Sirva acompanhado de salada.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

POLVO À MODA DO PICO

Polvo é um daqueles ingredientes versáteis, é quase como o bacalhau, que dá para cozinhar de muitas maneiras; e é iguaria muito apreciada cá por casa.
Descobri esta receita na revista Bimby de Outubro de 2011 e realmente é tão fácil de fazer, e o resultado final é tão saboroso, que toda a gente deveria experimentar...

250gr de cebola
2 dentes de alho
50gr de azeite
150gr de tomate pelado
1,500kg de polvo descongelado cortado em pedaços
100gr de vinho tinto

Coloque no copo da Bimby a cebola, o alho e o azeite e pique 5 segundos, velocidade 5.
De seguida refogue 5 minutos, Varoma, velocidade 1.
Adicione o tomate e o polvo e programe 30 minutos, Varoma, velocidade colher inversa, retirando o copo medida e colocando o cesto sobre a tampa.
Adicione o vinho tinto e programe mais 30 minutos, Varoma, velocidade colher inversa, mantendo o cesto sobre o copo.
Sirva polvilhado com salsa ou coentros picados.