Sugestões para oferecer ou para ler...


domingo, 25 de maio de 2008

ARROZ PRIMAVERA


Um arroz que não tem nada de especial nem exige nada de especial na sua confecção, no entanto é sempre um acompanhamento muito apreciado na minha casa, especialmente pela Risonha Júnior. Chamamos-lhe Primavera pelo colorido que tem.
Querem saber como faço?
Num tacho coloco 2 dentes de alho picados, azeite, sal e pimenta e deixo o alho alourar.
Junto o arroz e deixo fritar um pouco, adicionando cenoura em pedacinhos (ou cenouras baby congeladas), cogumelos laminados e milho a gosto.
Acrescento água a ferver até cobrir o arroz e baixo o lume para que o arroz coza lentamente (se vejo que é necessário adiciono mais um pouco de água quente).
Antes de apagar o fogão rectifico os temperos, junto umas gotas de sumo de limão e mexo.
Apago o lume, tapo o tacho e deixo repousar 5 minutos antes de servir.

23 comentários:

  1. adoro esse arroz. No sul do Brasil chamamos de arroz a grega.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi risonha, cá em casa tb costumamos fazer arroz primavera, tambem ele apelidado por nos :P mas para ficar mais colorido adicionamos ervilhas e às vezes pedacinhos de fiambre ou bacon...

    Bjux*

    ResponderEliminar
  3. é tão bom este arroz assim... adooroooo :)

    ResponderEliminar
  4. Ai como eu gostava de conseguir executar este arrozinho assim parecido ao da Risonha :P minha musa culinária inspiradora :)

    Estes ultimos dias desde 5ª fiz umas novas incursões na cozinha :P acho que estou a progredir (mas ainda não tirei fotos :P). Fiz uma sopinha de legumes, um empadão de carne, uma picanha com champignons e arroz xau-xau (argamassa.. ups!), pescada de coentrada a acompanhar com macedónia de legumes estufados, pescada (tipo bacalhau lol) com natas, ...

    O arroz, ai o arroz, só consigo ou malandrinho ou então cozido à parte em muiiita água e depois escorrido e preparado depois (ai que vergonha :$) ou então, a vergonha maior, argamassa (ainda eheh).

    Muito obrigada, Risonha, pela partilha e por ensinares esta pobre aprendiz de dona de casa :)

    Este arroz primavera está mesmo um espectáculo. Tem os meus ingredientes preferidos :) Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Fica lindo o arroz assim
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Belissimo arroz, quer se chame Primavera quer se chame Alegre...
    Também costumo juntar-lhe ervilhas.
    Para a próxima vou seguir a tua dica de juntar gotas de limão no final.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Uma arroz colorido e delicioso!
    Hummmmmmmmmm
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  8. Estamos no outono no Brasil, mas este "primavera" cai muito bem hehehe.

    bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá zézinha espero que o fim semana tenha sido óptimo,o tempo p/cá tá mto feio,perde-se vontade p/tudo.Pões esse arroz tá c/umas côres lindas,eu adoro comida c/côr dá alegria,e tb.faço mto o arroz pq.sr.marido gosta mto,está uma linda primevera o seu arroz.já agora queria convidá-la a ver o meu pq.cantinho ainda bébe nela-omeucantinho.blogspot.com um comentário é bem vindo obrigado bjs.

    ResponderEliminar
  10. Com este arrozito tão delicioso,não me convidas-te...Porquê??? está tão apetitoso.

    Bjinho!

    ResponderEliminar
  11. Zézinha já agora queria pedir um favor se diz á Mashtita pera ela comentar c/pq ñ consigo comentar c/ela e ela ñ tem cozinhados (ainda)mas tem poemas lindos que eu vi e adorei,se ela quiser! é nela-omeucantinho.blogspot.com minha filha escreve poemas e ñ só,e eu gostei obrigado bjs

    ResponderEliminar
  12. Primavera aqui só mesmo o arrozinho assim colorido! Tá com muito bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. olá madrinha eu já comia esse arroz ,esta com um aspecto fantastico
    beijo desta tua afilhada


    carfra

    ResponderEliminar
  14. Risonha Primavera sim isso queria eu que ela desse a sua graça, mas o teu arroz está lindo e já sabes que eu gosto tudo com muita cor. Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  15. É muito bom e alegre, pela côr que tem. Cá em casa também gostámos muito deste tipo de arroz, com vários legumes.É saboroso e saudável. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Aqui chamo-lhe arroz colorido, mas tenha o nome que tiver a verdade é que é um arroz delicioso e que agrada a gregos e troianos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro arroz e reinvetá-lo é uma ótima sugestão, sempre!

    ResponderEliminar
  18. Acho ótimo estas receitas arroz incrementados, facilitam bastante o dia-a-dia.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  19. arroz é bom sempre..adoro arroz..não vivo sem ele..mas..fica melhor quando a gente enfeita ele e acrescenta sabores delicisos ao mesmo.. o seu tá lindo..parace nosso arroz a grega,...bjus

    ResponderEliminar
  20. Ficou tão bonito. Muito colorido. Parabéns.

    ResponderEliminar
  21. Um arroazinho com cara de festa sempre apetece.
    Outro dia ainda fiz uma sugestão simples assim. Depois com as sobras fiz bolinhos. Não perdemos nada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Ai que delícia esse arroz!
    Adoro essas misturinhas! Beijo!!

    ResponderEliminar
  23. Hummmm! Que lindo esse arroz! deve estar delicioso.
    Bjs!

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....