Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 28 de maio de 2008

BOLO DE CHOCOLATE DA PIPOKA

Tinha pensado como título para esta postagem "The Special One" mas depois achei que era melhor arranjar outro, não fossem vocês pensar que eu ia falar do treinador José Mourinho... eh eh eh!
Por isso decidi chamar-lhe Bolo de Chocolate da Pipoka, pois foi daqui que tirei a receita e segundo a Pipoka este é o seu bolo de chocolate favorito.
A simplicidade da receita encantou-me.... é assim:

6 ovos
250gr de manteiga
250gr de açucar
200gr de chocolate em barra
4 colheres de sopa de farinha com fermento
Derreter o chocolate com a manteiga. Bater as claras em castelo.
Bater bem as gemas com o açucar e juntar o chocolate com a manteiga.
Adicionar a farinha e por fim as claras em castelo.
Levar ao forno aquecido a 200º, numa forma sem buraco untada e polvilhada, por 25 minutos (sem usar a ventilação do forno).
Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Este bolo fica ligeiramente baixo mas deliciosamente húmido no centro.
Acompanhe com uma caneca de café bem aromático.
Nota: este é sem dúvida um dos melhores bolos de chocolate que já comi na minha vida, por isso para mim passou a ser "The Special One".
Gosto de acompanhar os bolos de chocolate com café de boa qualidade, pois acho que o aroma do café realça o sabor do chocolate.
Experimentem e comprovem... aposto que não vão conseguir comer apenas uma fatia.

23 comentários:

  1. Zézinha mas que rico bolinho,e ainda por cima de chocolate,adoro bolos caseiros ,todas as semanas tenho que fazer um.Hei-de fazer este. :) bjs adorei.

    ResponderEliminar
  2. Eu já experimentei este bolo, pois a Pipoka é uma choco dependente como eu, e eu fiquei logo pelo "beicinho" quando ela o publicou.
    Só tenho a dizer maravilhas.
    O teu ficou bem bonito, e com um cafézinho, humm... que delicia.

    Bj

    ResponderEliminar
  3. Já está anotado para experimentar........ adorei sua foto com o café!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Zézinha, até já estou escondida para não olhar para esta maravilha, ehhhh ...

    A Pipoka é mesmo uma artista :) e tu também é claro :)

    Bjo

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda não experimentei este bolinho mas pelo que tenho visto, ele deve ser de facto maravilhoso! As fotos ficaram lindas!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Zezinha
    Já copiei e vou fazer. Adoro chocolate. Hoje também me vão dar uma receita que fica sempre bem, pois eu tenho pouca aptidão para bolos, estão devinais e quando tiro do forno "apaparacam" não sei o que fazer.
    Hoje é o dia de experimentar, depois logo conto.
    Beijinhos
    Mª João

    ResponderEliminar
  7. Também quero um pedacinho. Interessante ficai húmido sem precisar de calda. Isso é excelente :)

    ResponderEliminar
  8. Esse bolo é delicioso, deixo uma sugestão de o servires com uma bola de gelado de baunilha e uma folha de hortelã.
    É claro, que a sugestão do café é mt boa, são dois aromas que complementam.

    ResponderEliminar
  9. Olá Amiga!a sua receita está maravilhosa.Um abraço. Marcos:))

    ResponderEliminar
  10. Bolo de Chocolate: Meu favorito sempre!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Ai miga estes bolinhos de chocolate andam a perseguir-me...
    Deve ser divinal e acompanhado com o café, Uauuuuu!!!!!
    As fotos estão lindas e convidativas á prova.

    Bjinho!

    ResponderEliminar
  12. Como direi...delicioso, muito bom ou simplesmente vou fazer rapidinho.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  13. Risonha pode ser uma fatia para esta mesa adorei. Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  14. Eu tb acho que o café realça o sabor do chocolate, ou será ao contrário??Não sei, o que sei é que adoro bolos de chocolate e este parece ma-ra-vi-lho-so!

    ResponderEliminar
  15. Este bolinho está de me deixar de queixo caído... Bolos de chocolate assim, são comigomesma, uma gulosa de serviço!
    Vou ficar à espera do frango com bambu...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Ameeeei esse bolo!
    Deve mesmo ficar muuuuito umido, que delícia^^
    Kisss pra ti!

    ResponderEliminar
  17. Ai, ai, ai... bolinho de chocolate a esta hora da manhã caia mesmo bem... e masi com esse lindo aspecto... adorei! bjs

    ResponderEliminar
  18. Tenho um bolo muito parecido com este .A unica diferença é que o meu não leva farinha.È mesmo para quem adora chocolate :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Realmente o aspecto dessa fatia deixa qualquer um a desejar experimentar.

    Beijoka grande**

    ResponderEliminar
  20. Sim senhora! Este bolo parece-me muito bom!!

    É mais um que terei de experimentar... não devia, mas não sei se consigo resistir!!! :D

    **

    ResponderEliminar
  21. Esta fatia encheu-me o olho e deixou-me com água na boca!
    Belo bolinho! Bjs

    ResponderEliminar
  22. Querida Risonha,

    Estou toda "derretida" por ver, neste blogue que adoro, o meu bolo de chocolate favorito. Sinto-me honrada por teres postado a receita e, sobretudo, por teres gostado tanto quanto eu. ;-)

    Agora vou continuar a minha visita, pois tenho que me pôr ao corrente das delícias que fizeste enquanto estive de férias!

    bjs

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....