Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 6 de maio de 2008

TAMBORIL COM ERVILHAS


Lembram-se quando eu vos disse aqui que a próxima colheita de ervilhas iria ser para cozinhar com tamboril? O prometido é devido e cá está o tão falado e apreciado prato.
Só a título de curiosidade, neste dia que andamos a apanhar ervilhas a colheita rendeu muito: depois de descascadas fomos pesá-las e eram qualquer coisa como 10 kgs.... (não contando com dois sacos que demos às vizinhas).
Abençoada horta que dá tanta produção.

Fiz um refogado com uma cebola grande, 3 dentes de alho, 1 folha de louro, azeite, um pouco de margarina, sal, pimenta, noz moscada, um toque de piri-piri (como a Risonha Júnior não almoçava em casa aproveitei para pôr picante), polpa de tomate e vinho branco.
Depois do refogado apurar um pouco deitei as postas de tamboril e deixei cozinhar, de modo a que o peixe ficasse cozido mas ainda um pouco rijo.
Retirei as postas de tamboril e parti em pedaços.
Deitei as ervilhas no tacho, juntamente com batatas cortadas em pedacinhos pequenos.
Quando as batatas e as ervilhas já estavam praticamente cozinhadas, voltei a deitar o tamboril já em pedaços, rectifiquei os temperos, deixei apurar mais cinco minutos e servi de seguida.
Ficou delicioso! Embora as ervilhas estejam quase no fim, já estou a pensar o que fazer com a próxima colheita... talvez polvo...

Nota: e como eu sou uma mãe babada, quero partilhar com vocês o que a minha filhota me ofereceu no passado domingo, em que se celebrou o Dia da Mãe: uma rosa acabada de colher, um livro que eu andava a namorar há montes de tempo e um avental lindo pintado à mão.
Mas o melhor presente que ela me deu foi ter dito "És a melhor mãe do mundo!!!"

20 comentários:

  1. Que bela horta, que bela receita e que belos presentes no Dia da Mãe!
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro ervilhas mesmo ontem comi mas com ovos, com peixinho tambem dever ser muito bom!!!

    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  3. já sei que uso dar a um pacote de lombinhos de tamboril congelado!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ervilhas acabadas de colher, este prato só pode estar muito bom, não há nada como ter uma boa horta, vamos a ver se vou ter tantas ervilhas como tu, a vantagem de se viver no sul é que se tem tudo mais cedo eu ainda vou ter que esperar mais um pouco até poder comer as minhas ervilhas. O pratinho de peixe está super-apetitoso. Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. É uma maravilha a terra dá tudo (embora dê trabalho, mas sem trabalho nada vem), é a minha próxima receita a experimentar, pois como na sexta feira vem o meu marido e adora tamboril vou fazer.Lindas prendas, eu também tive embora mais singelas mas com muito amor.
    Beijinhos e parabéns.
    Mª João

    ResponderEliminar
  6. a tua filha anda muito enganada, acha que és a mlehor mãe do mundo porque não te conhce.
    Eus ou melhor que tu, ao menos não dou bacalhau à míuda! lol
    Adorei a receitinha e beijinhos na minha Leila mai linda do mundo.

    ResponderEliminar
  7. Risonha tu és a Maria da sorte lindas prendas e as tuas ervilhas um verdadeiro pitéu. um beijo. Natércia...

    ResponderEliminar
  8. Costumo fazer com lulas, mas essa sugestão com o tamboril parece-me muito bem!

    bjs

    ResponderEliminar
  9. Olha que engraçado ... ontem o meu jantar foi tamboril (mas na cataplana) ... andamos em sintonia!!!

    ResponderEliminar
  10. Zezinha, teu tamboril ficou o máximo! Parabéns pelos lindos presentes recebidos no dia da mãe: tua filha tem muito bom gosto! Aqui, comemoramos no segundo domingo de maio. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Risonha, parabéns pelo seu dia e pelos belos presentes! Fiquei aqui a babar com este prato delicioso! Adoro ervilhas e aqui se encontra apenas pequenas bandejinhas com apenas algumas bolinhas que custam o olho da cara! Bjs

    ResponderEliminar
  12. Bem não me importava nadinhade ser tua visinha lol!!
    beijinhos grandes!!

    ResponderEliminar
  13. Vivam as Hortas Maravilhosas de verdes, não é?

    Lindas as tuas prendinhas :)

    Beijos:)

    ResponderEliminar
  14. Já comi arroz de tamboril e filetes do mesmo que adoroooooo, mas nunca comi com ervilhas, receita a experimentar,bjs ;)

    ResponderEliminar
  15. Abençoada horta.
    Eu nunca provei tamboril :-(

    ResponderEliminar
  16. Até parece que fizeste este tamboril só para mim!!! (lol)!
    Estou com uma pontinha de inveja dessa ervilhas verdinhas e grandonas...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  17. Horta é tudo de bom né!
    Meu pai tinha o costume de plantar coisas no quintal. Estamos colhendo suas pimentas, mamões, limões e esperando as acerolas madurarem. Se estivesse vivo, ficaria muito orgulhoso de sua horta-pomar.
    Kisss pra ti e foram lindos teu presentes, parabéns mamãe^^

    ResponderEliminar
  18. Com ervilhas acabadas de colher este prato deve ter ficado divino.
    Quanto aos presentes também acho que apesar de serem lindos o melhor foi o que ela lhe disse :).AS mães ficam mesmo babadas com isso não é ?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Lindas prendas risonha!
    Esse prato de ervilhas com tamboril deixou-me de água na boca, deve ser realmente muito bom. Vou fazer!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Que legal risonha! Amei seus presentes!
    O Dia das Mães aqui nos EUA será no próximo domingo, assim como no Brasil
    Bjs

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....