Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 27 de março de 2014

"DESONRADA"

Não se pode dizer que este é um livro fantástico, mas é sim um livro realista que nos faz pensar em como é possível que em pleno século XXI ainda existam jovens a sofrer tortura e represálias da própria família, tudo em nome de uma "suposta" honra e de perceitos religiosos.
Sofia é a prova que nunca devemos baixar os braços nem desistir dos nossos sonhos, por muito tortuoso que nos pareça o caminho.
Não é uma história de amor, não é um romance comovente, é sim uma história de vida muito sofrida que, graças à coragem da protagonista, sofre uma reviravolta e transforma-se numa vida de sonho.
Como diz a própria autora "Nunca é tarde de mais para perseguirmos um sonho e para acreditarmos em nós próprios. Nunca é tarde de mais para recomeçar. Podemos ser aquilo que quisermos."
De vez em quando faz-nos falta ler um livro assim...

Sofia Hayat é bela e talentosa. A sua carreira de modelo e actriz é um sucesso: participou já em longas-metragens, programas televisivos, anúncios e campanhas publicitárias. Dificilmente alguém poderia imaginar o pesadelo que viveu até chegar onde chegou. E é precisamente o que está para lá desta vida glamorosa que faz da sua história um exemplo comovente de triunfo e coragem. Nascida em Inglaterra, no seio de uma família muçulmana tradicional, Sofia foi forçada a viver de acordo com regras de um rigor absoluto: o pai proibia-a de fazer amigos e, se se atrevesse a falar com rapazes, era violentamente castigada. Carente e solitária, viu a sua vida mudar quando foi para a universidade. Aí experimentou pela primeira vez as liberdades que a maior parte das jovens ocidentais tomam como garantidas. Na sua nova vida podia ir a festas e divertir-se. Mas a recém-descoberta alegria durou pouco: das ameaças de morte, os pais passaram ao rapto. A reputação da família estava irremediavelmente manchada. A única solução honrosa era a morte.
Desonrada é o relato inspirador da sua luta. Sofia não abdicou dos seus sonhos nem tão-pouco esqueceu aquilo por que passou para conquistar a liberdade. Actualmente, dedica o seu tempo livre a ajudar jovens mulheres muçulmanas que se encontram em situações semelhantes às que viveu. A sua história é uma inspiração para raparigas de todo o mundo.
Notas sobre a autora:
Sofia Hayat nasceu em 1974 e cresceu no Kent, em Inglaterra. A sua carreira na televisão começou em 2000 na Zee TV. Em 2004, estreia-se na representação na série Absolute Power da BBC. Em 2005, conquista o seu primeiro papel no filme Exitz, seguido de Cash and Curry. Em 2010, foi protagonista de The Unforgettable, que lhe valeu uma nomeação para os Beffta Awards, na categoria de Melhor Actriz. Sofia tem também feito carreira na música, tendo já actuado a solo no Royal Albert Hall; o seu primeiro álbum está prestes a ser editado. Actualmente, está a trabalhar no seu próprio filme, baseado em parte na sua vida.