Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 11 de abril de 2008

ARROZ ÁRABE

A minha colega Stela há muito tempo que me anda a pedir para postar esta receita... hoje resolvi fazer-lhe a vontade... lol!
De certeza que toda a gente conhece este arroz e deve haver mais do que uma maneira de o confeccionar, mas esta é a forma como eu o faço há já muito tempo na minha casa.
Normalmente é feito segundo o conhecido método "a olhómetro" mas desta vez resolvi medir as quantidades para transcrever a minha receita de uma forma precisa.
Vamos precisar de:

250gr de arroz (usei vaporizado mas podem usar agulha)
3 colheres de sopa de azeite
6dl de água a ferver
1 colher de sopa de caril
50gr de amêndoas laminadas
50gr de passas
1 maçã reineta
sal e pimenta q.b.
Aquecer o azeite e fritar um pouco o arroz. Juntar o caril e mexer rapidamente.
Acrescentar a água a ferver (com cuidado pois pode espirrar), temperar de sal e pimenta e deixar ferver por 10 minutos.
Entretanto lavar bem as passas com água morna para que percam o sabor doce, descascar a maçã e cortar em pedaços pequenos.
Deitar estes ingredientes no arroz juntamente com a amêndoa, baixar o lume e deixar o arroz acabar de cozer lentamente (cerca de mais 10 minutos), mexendo de vez em quando e rectificando os temperos.
Apagar o lume, deixar em repouso 5 minutos com o tacho tapado, mexer um pouco para soltar o arroz e servir.

22 comentários:

  1. Eu aprendi a fazer um arroz árabe com o meu pai que é parecido, só leva açafrão em vez de caril e depois de feito levo um pouco ao forno para "secar" e ficar soltinho.
    Este ficou mesmo com boa cara :-)

    ResponderEliminar
  2. Risonha esta a ler o texto toda animada, chego à foto vejo aqueles lagartos horríveis ia desmaiando... :) Desculpa mas é que eu odeio aqueles bichinhos...
    Agora o arroz está fantástico, posso ir aí almoçar?

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Eu sou doidinha por arroz arabe.
    Adorei a tua travessa, mas tal como a Filipa ia desmaiando com as osgas, hehe...

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Os bichanos, não obrigada, hoje sou vegetariana... (percebeu, hoje, né)
    Agora, o arroz, muuuuuuito bom!!!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  5. Oi Risonha:

    Pra mim uma porção sem os lagartos tá !!!
    Acho que não sobrou nada né....muito bonito esse arroz e com ingredientes que são fáceis.

    Beijos, bom final de semana.

    ResponderEliminar
  6. achei graça nos dinos...

    a estrela de ceramica é linda e o arroz mais ainda...adorei! bjs

    ResponderEliminar
  7. Hummm, comeria este arroz sozinho mesmo, sem nenhum acompanhamento!

    ResponderEliminar
  8. Rizonha o teu arrozinho está excelente..essa das lagartixas foi para pregar um susto ao pessoal, confessa..beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olá Linda, pois eu cá comia-te o arroz e literalmente matava-te os lagartitos todos, detesto tudo o que é coisas rastejantes, mas não fujo mato mesmo.

    Desculpa mas é mesmo mais forte que eu, que sou pacifista, mas estes rastejantes, xiiii....

    Adorei o teu arrozito:)

    Bjoca e Bom Fim de Semana :)

    ResponderEliminar
  10. Ahahah... Eu não gosto dos lagartos, não senhora. Mas isto de viver em África fez-me habituar a tê-los como vizinhos. Quantos não entram cá em casa... nem tenho conta! Lol
    O arroz está com um aspecto delicioso! Nunca fiz este tipo de arroz mas de comer, gosto a valer! :o) Adorei a estrelinha! Muito giro!

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Dispenso os bichinhos... mas o arroz ficou muito bom.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Tirando a uva passa ia ficar perfeito (não gosto) grande beijo!!

    ResponderEliminar
  13. Um arroz delicioso, uma estrela lindissima e uns malvados de uns lagartos a quererem aproveitar-se...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. O arroz árabe que eu faço tb é com açafrão em vez de caril e mais uma ou outra diferença! Já não faço há imenso tempo! Petiscava bem desse prato mas ... sem bichos, tá?
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Risonha ainda por esta hora tem alguns bichinhos para mim já cheguei tarde não faz mal eu não gosto de lagartos mas o arroz adoro um beijo. Natércia...

    ResponderEliminar
  16. Pois eu aqiu não conhecia essa receita acredita?!
    Agora os largatos quero não, tenho medo deles, rs
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Com a quantidade de lagartos que vieram ao cheiro ,devia estar delicioso:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. gosto muito do teu arroz

    mas dos lagartos, só mesmo os do sporting (que não andam muito bem):(

    ResponderEliminar
  19. Adoro este arroz árabe! O teu ficou uma tentação... Bjs

    ResponderEliminar
  20. Pra mim so o arroz por favor...os bichinhos nao.
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Adorei esta receita. Parece uma delícia. Vou fazer com certeza.
    Adorei as lagartixas tb, hehe...
    Bjs

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....