Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 25 de setembro de 2012

"A MECÂNICA DO CORAÇÃO"


Mágico....
Sublime...
Ternurento...
Encantador...
Divinal...
E muitos outros adjectivos, todos eles muito positivos, serviriam para descrever esta obra literária.
Um livro que nos faz sonhar, que nos faz ter vontade de por vezes ter um mecanismo com ponteiros no lugar do coração...
Um livro que deve ser lido em qualquer idade...
Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio de sempre, com o coração... congelado. A Drª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo - um relógio de madeira - no seu peito, para ajudar o coração a funcionar. A prótese resulta e Jack sobrevive, mas com uma contrapartida: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Drª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: "O amor é perigoso para o teu coraçãozinho."
Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração -  o mecânico e o verdadeiro - de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor... e a sua crueldade.
Um conto de fadas para adultos, ao estilo de Tim Burton ou Lewis Carrol.
Notas sobre o autor:
Mathias Malzieu é vocalista de uma das mais conhecidas bandas de rock francesas, Dionysios. É autor dos contos 38 Mini Westerns e do romance Maintenant qu'Il Fait Tous le Temps Nuit Sur Toi, que conheceu um tremendo sucesso junto do público e da crítica.
A Mecânica do Coração é também o nome do mais recente álbum da banda de Malzieu, que foi Disco de Ouro em 2008.