Sugestões para oferecer ou para ler...


domingo, 26 de março de 2017

"O CAMINHO DO INFERNO"

Um livro intenso, que mexe profundamente com as nossas emoções, especialmente se somos mães e temos filhas adolescentes.
O desespero de uma mãe que vê desaparecer a sua filha, sem nunca mais ter havido uma pequena pista ou sinal do que poderá ter acontecido; o ruir de uma família que tinha uma vida perfeita; a morte de um dos elementos do casal na consequência de todos estes acontecimentos... e principalmente a revolta de saber quem fez desaparecer a sua jovem filha, mas não haver provas legais para incriminar o culpado...
Todos estes elementos fazem parte da trama, que está muito bem construída e tem um bom desenvolvimento, se bem que esperava mais do final.
De qualquer forma é um livro que se enquadra bem no estilo de escrita a que esta autora já nos habituou.
«A minha filha desapareceu a 28 de maio de 1986. Passaram quatro anos. Nunca mais ninguém a viu ou ouviu falar dela desde então. Não sei se está viva ou morta, se é ou se era. Se me conformar ao tempo passado, admito que a minha filha desapareceu para sempre. Se me agarrar ao presente, sujeito-me ao infinito tormento da esperança. Vivo no limbo. Não é um local agradável. Daria o que quer que fosse para de lá sair, ou pelo menos para retirar a melancolia da minha alma. Anseio por alguma espécie de limpeza, de catarse, por uma eliminação do lixo tóxico que ficou para trás, na esteira de uma má experiência. A ideia de catarse incitou-me a começar este livro. A ideia, que, ao partilhar a minha experiência com o mundo, o veneno destas memórias poderia de algum modo diluir-se, foi como lançar uma corda a alguém que estivesse a ser arrastado pelas revoltas águas de um dilúvio. O problema, porém, é que não posso escapar à corrente, por muito forte que seja essa corda. Sou mãe de uma criança desaparecida.»
Notas sobre a autora:
Tami Hoag, escritora norte-americana, é originária do Minnesota, casada e a viver em Charlottesville na Virgínia. Os seus livros aparecem nas listas americanas de bestsellers desde a publicação em 1988 do seu primeiro romance.