Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 11 de setembro de 2019

"A RAPARIGA QUE VIVEU DUAS VEZES"

Foi com emoção e já algum saudosismo que me despedi das personagens marcantes da Saga Millennium: Lisbeth e Blomkvist, duas criaturas que conseguem levar-nos à loucura com os seus mistérios e aventuras cheias de acção e perigo.
A história uma vez mais aborda temas polémicos relacionados com a políticas; grandes segredos; corrupção e, além de tudo isto, a grande sede de vingança de Camila, a irmão de Lisbeth.
Os momentos finais são arrepiantes e conseguem colocar a nossa adrenalina em nível máximo.
Tenho mesmo pena que a saga fique por aqui...

A Rapariga Que Viveu Duas Vezes - Sexto e último volume da série Millennium iniciada por Stieg Larsson - é uma narrativa atual, que combina escândalos políticos e jogos de poder com novas tecnologias, genética, expedições dramáticas ao cume do Evereste, e "fábricas" de trolls que criam e difundem notícias falsas, responsáveis por influenciar resultados de eleições ou denegrir a imagem de proeminentes figuras públicas.
Um final épico, em que não faltam o humor e situações levadas ao extremo por Lisbeth Salander que, como sempre, na defesa dos seus princípios, não olha a meios nem recorre a métodos convencionais.
Notas sobre o autor:
David Lagercrantz nasceu na Suécia em 1962. É escritor e jornalista e vive em Estocolmo. Depois de ter estudado Filosofia e Religião, licenciou-se em Jornalismo pela Universidade de Gotemburgo. Trabalhou para o diário Expressen como repórter criminal tendo feito a cobertura dos casos mais mediáticos no final dos anos 80 e início dos anos 90 na Suécia.
Publicou várias biografias de personalidades muito conhecidas dos suecos e, em 2011, aquela que foi o seu maior sucesso – I am Zlatan Ibrahimovic – a história do famoso jogador de futebol, nomeada para vários prémios importantes, traduzida em 30 línguas e com milhares de exemplares vendidos. Fez a sua estreia na ficção com The Fall of Man in Wilmslow, uma história baseada na vida do célebre matemático britânico Alan Turing que teve um enorme sucesso internacional. Nos livros de David Lagercrantz encontra-se frequentemente um padrão: grandes talentos que se recusaram a seguir as convenções. Interessam-lhe não só os que se destacam da multidão, mas também a resistência que a sua criatividade inevitavelmente enfrenta. Talvez por isso tenha aceitado a proposta que lhe foi feita em Dezembro de 2013 para escrever o quarto volume da série Millennium criada por Stieg Larsson (1954-2004). Decerto não conseguiu resistir a Lisbeth Salander, uma das personagens mais criativas e irreverentes da literatura contemporânea.