Sugestões para oferecer ou para ler...


domingo, 23 de agosto de 2009

"O Carteiro de Pablo Neruda"

E pronto.... eu quando me agarro a um livro e gosto do que estou a ler não descanso enquanto não termino. Foi o que aconteceu com este, que foi lido em 3 serões.
Mais uma contribuição para a Academia dos Livros e uma boa sugestão de leitura para o Verão.
A vida na Ilha Negra é demasiado aborrecida para Mário, um jovem pescador que procura uma forma de subsistir sem ter que se dedicar à pesca, como a maior parte dos habitantes da ilha.
Mário decide abandonar o seu ofício para se converter no carteiro da ilha, onde só Pablo Neruda recebe correio. Mário e o poeta entabulam uma singular relação.
Mário aprende com Neruda o que é uma metáfora e pede-lhe ajuda e conselhos para conquistar a jovem Beatriz.
Entretanto, Salvador Allende ganha as eleições e as mudanças políticas sucedem-se vertiginosamente no país até acabarem por afectar gravemente a vida dos habitantes da Ilha Negra.
Notas sobre o autor:
Antonio Skarmeta nasceu em Antofagasta (Chile) em 1940. Escritor, argumentista, tradutor, director de cinema e de teatro e professor de Literatura, é um dos mais relevantes autores latino-americanos actuais.
Além de O Carteiro de Pablo Neruda (1985), obra publicada em 30 línguas e adaptada com grande êxito internacional ao cinema, destacam-se da sua produção literária os romances Soñé que la nieve ardia, No pasó nada, La Insurrección, A Boda do Poeta, A Rapariga do Trombone e A Dança da Vitória.