Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FOFO DE ATUM

Mais um prato leve, mesmo a calhar para esta estação do ano em que nos apetece coisas ligeiras e que não dêem muito trabalho.
Atum em conserva é coisa que nunca falta na minha despensa, pois numa aflição dá sempre para desenrascar uma refeição rápida.
Esta receita tirei do blog da Paula, que por sua vez a tinha tirado do Mesa para 4, o que significa que já correu alguns cantinhos da nossa blogosfera.
Dá uma refeição muito saborosa, especialmente se for acompanhada de uma salada e é muito fácil de confeccionar.
Fazer um refogado com pouco azeite, 1 cebola média e 2 dentes de alho. Juntar 2 colheres de sopa de polpa de tomate e adicionar 2 latas de atum desfeitas com um garfo.
Rectificar o sal, deixar refogar um pouco e reservar.
Preparar a massa:
Bater 4 ovos com 200ml de leite e 50ml de azeite.
Juntar 300gr de farinha misturada com 1 colher de chá de fermento, uma pitada de sal, pimenta e noz-moscada.
Juntar a mistura do atum à massa reservada e envolver bem.
Colocar numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.
Fiz em versão grande usando uma forma de bolo inglês e em versão individual usando uma forma mais pequena.
É um petisco delicioso!!!
Mostro-vos agora mais uma das minhas manualidades: uma pequena cómoda com espelho, pintada com tinta acrílica e decorada com decoupage.
Uma colega minha comprou a peça em madeira e pediu-me para eu a decorar a meu gosto.
Acho que ficou bonita. O que acham?

25 comentários:

  1. O bolinho está com um aspecto muito fofo e delicioso!!
    A cómoda está liiiiiiiiiinda,
    Adorei!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. O atum anda em grande.. ontem também fiz uma tarte com ele.. adoro este género de comidas..
    adorei o teu fofo
    beijocas (*-*)

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo o teu fôfo :) ainda bem que gostaste :*

    Tens muito jeitinho para os trabalhos manuais :*

    ResponderEliminar
  4. Que fôfo tão fôfo, e saboroso concerteza.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mas que belo Fôfo de Atum!!! O aspecto abriu-me o apetite! A mini cómoda ficou giríssima, os meus parabéns!
    Bjkas

    ResponderEliminar
  6. Este pratinho parece estar uma delícia...e as tuas obras são lindas. Obrigado por partilhares. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O bolinho em forma de estrela está 1 mimo!
    Deve ficar um fofo bacana...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto tão bom!
    Tens razão, pois as latas de atum fazem parte da dispensa dos Portugueses. Sempre à mão e prestando-se para várias utilizações, o ideal para refeições ligeiras e apressadas.
    Quanto às tuas manualidades: gostei bastante.AS cores ligam perfeitamente e ficou bem bonita.Já tentei esse sistema 2 vezes e não consegui o resultado que pensava, queria e gostava. Por isso: desisti !
    lol lol

    boa semana

    ResponderEliminar
  9. estes fofos devem ter sido um sucesso ! com uma saladinha!
    A caixinha também está linda!

    ResponderEliminar
  10. Ficou muito bonita a caixinha. De muito bom gosto. :)

    ResponderEliminar
  11. Bem fácil de fazer, também sempre tenho atum e sardinha em conserva, são ótimos para pratos rápidos e saborosos. A versão mini ficou tão lindinha.
    Amei a caixinha ficou muito linda, bem graciosa.
    Bjos, Lú.

    ResponderEliminar
  12. parabens, adorei a comidinha e a comoda.

    ResponderEliminar
  13. Bom!!! Quanto à comidinha... ficou delicosa na foto!! Já se comia eheh
    A cómoda ficou lindissima!!! Parabéns pelo Bom Gosto ;-) A tua colega vai adorar :-)

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  14. Estes bolos salgados combinam na perfeição com o Verão.
    Risonha, gostei muito! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Ficou mesmo muito fôfo, o atum faz maravilhas.
    E a cómoda ficou linda. Parabéns.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Tanta coisa fofa e bonita!! Esse fofo de atum deve ser óptimo e as tuas artes estão lindas de morrer, também queroooo!! :p
    Beijinhoss

    ResponderEliminar
  17. Adoro o teu blog. Obrigada por todas as receitas maravilhosas que deixas por aqui. Eu já adorei cozinhar, agora ando um pouco preguiçosa para a lidas do fogão. Mas as tuas RECEITAS e FOTOS dão-me vontade de largar tudo e trancar-me na cozinha e só sair de lá com um banquete preparado. Obrigada pela tua dedicação em manter este blog sempre actualizado. És uma inspiração.

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pela referência, Risonha, ainda bem que gostou do bolinho! Bjs.

    ResponderEliminar
  19. Olá, Risonha!

    Vim agradecer a sua visita ao meu Blog e conhecer o seu.
    Gostei muito das suas receitas e do blog todo!
    Esse seu fofo está mesmo "fofo"!
    E quanto à cômoda e a moldura, meus parabéns, estão lindas! Adoro trabalhar com remodelação de móveis. É uma terapia, não é?!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  20. risonha linda olaaaaaaaaa
    desculpa a ausência. as frias atrasaram as visitas e antes da ditas nao havia tempo.
    entao ando a repor as visitas e ca estou eu.
    esta um a maravilha este fofo de ati,m.
    vou guardar a recitador ai se vou.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Que fofura de fofo, delicioso.
    Gostei imenso da da decoração que fizeste no móvel da tua amiga, bem bonito x

    ResponderEliminar
  22. Olá Risonha. Vou copiar esta receita e levá-la para férias. Estou quase a ir.
    Fique bem.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....