Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 29 de junho de 2010

"PORQUÊ A MIM?"

Este livro que acabei de ler relata a história chocante de um ex-aluno da Casa Pia que foi vítima de abusos sexuais.
Quanto ao tema "Casa Pia" já nem vale a pena falar, toda a gente sabe o que é (ou foi) pois a notícia já está mais que gasta nos meios de comunicação social.
O que me cumpre dizer sobre este assunto? Acho que no processo "Casa Pia" há pessoas inocentes que estarão a ser acusados, bem como pessoas culpadas que ficarão para sempre impunes.
Esperemos que se faça justiça... mas uma coisa é certa: os traumas físicos e psicológicos que as vítimas sofreram, não há qualquer espécie de justiça que os possa apagar.
Deixo mais esta sugestão para a
Academia dos Livros.
"Pela primeira vez na minha vida. Estou a ver a lua aos quadradinhos. É mesmo como nos filmes. Sentado no parapeito da janela. Olho para o céu e penso em como tudo podia ter sido tão diferente. Só me apetece chorar. Estou a aguentar as lágrimas desde esta manhã."

Assim se inicia o relato deste ex-aluno da Casa Pia de Lisboa. Abandonado pela família aos 11 anos, Bernardo é entregue aos cuidados desta instituição. "Não te preocupes", dizem-lhe, "nunca te vão fazer mal".
Os primeiros tempos são difíceis. Louro, franzino e sensível, o rapaz é gozado pelos colegas mais velhos. Isola-se, não confia em ninguém, só no diário que escreve à noite às escondidas.
Até que faz um amigo mais velho, o motorista. Caetano dá-lhe boleias, presentes e carinho. Promete ser o pai que Bernardo nunca teve. Mas pede algo terrível em troca.
Seguem-se tempos de dor, de vergonha e de solidão que por pouco não acabam da pior maneira.
Notas sobre o autor:
Quase dez anos depois dos primeiros abusos, Bernardo Teixeira, uma das vítimas do processo de pedofilia que chocou o país, conta toda a sua história.
Um testemunho inédito e impressionante sobre o lado mais negro do ser humano, que pretende dar voz aos inocentes e trazer alguma paz ao seu protagonista.