Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 23 de outubro de 2010

"APROVEITEM A VIDA"

Era inevitável ler este livro e não chorar, especialmente porque uma pessoa que me é próxima saíu de uma cirurgia há bem pouco tempo, vítima desta terrível doença chamada cancro. A pessoa de quem falo por agora está a recuperar bem e parece que as coisas estão no bom caminho. Acho que a primeira "batalha" foi ganha, mas a "guerra" ainda não está vencida, pois esta doença raramente dá tréguas.
Esta grande figura que eu muito admiro desde a minha adolescência - ANTÓNIO FEIO - travou uma longa e dolorosa luta contra a doença. Infelizmente já não está entre nós, mas nunca será esquecido pelos seus milhares de fãs que sempre o apoiaram e torceram por ele.
Deixou-nos este legado - o livro que escreveu ao longo da sua doença - para que toda a gente possa confirmar que este homem, para além de ser um"animal" de palco, foi um lutador até ao fim. Descansa em paz, António Feio.
Deixo mais esta sugestão para a Academia dos Livros.

Tenho um tumor gigante no pâncreas. Alguns dos tratamentos conseguiram reduzir um pouco o seu tamanho, mas não o suficiente para poder ser operado.Sei bem o que isso significa.
Neste momento, e porque não há outra forma, vivo um dia de cada vez. Deixei de fazer planos para a frente. Não sei o que me espera no futuro, mas isso agora também não importa, o que interessa é o aqui e o agora.
Ao longo deste quase último ano e meio percebi que o meu estado de saúde deixou de ser um tema que me diz respeito apenas a mim, à minha família, aos meus amigos e àqueles de quem sou próximo. A minha doença deixou de ser apenas um problema que é meu, de alguma forma deixou de me pertencer. E isto sucedeu aos poucos, à medida que a onda de apoio e solidariedade à minha volta foi crescendo e ganhando forma. Assim nasceu a ideia deste livro.
A mensagem principal que quero deixar às pessoas é que se há um problema é preciso resolvê-lo da melhor maneira, há que não ficar quieto, há que tentar tudo primeiro, nunca desistir.
Se as pessoas começarem a parar por um momento para olhar para casos como o meu, ou, simplesmente, para a sua própria vida com olhos de ver, talvez comecem a relativizar os seus próprios problemas e possam perceber o que de facto vale a pena na vida. Talvez assim a consigam aproveitar melhor.
Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros!!
Notas sobre o autor:
António Feio, actor e encenador, nasceu em Lourenço Marques a 06/12/1954. Chegou de Moçambique aos 7 anos de idade, indo viver para Carcavelos. Estreou-se no teatro aos 11 anos, na peça O Mar de Miguel Torga. A partir daí começou uma carreira de sucesso na televisão, cinema, teatro na televisão, folhetins na rádio e publicidade.
Popularizou-se ao lado de José Pedro Gomes, com a Conversa da Treta, o espectáculo de teatro mais visto desde sempre em Portugal.
Além do teatro fez televisão, algum cinema, traduções e muitas dobragens.
Deixou-nos a 29 de Julho de 2010, depois de ter travado uma longa luta contra o cancro.