Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 23 de março de 2012

"ASSUNTOS DO CORAÇÃO"

Danielle Steel superou-se nesta obra, pois consegue fazer-nos ficar arrepiados com a intensidade da história. Retrata perfeitamente como uma pessoa que se deixe levar pelas emoções pode ser facilmente iludida e enganada, retratando por outro lado como uma mente doentia e sociopata pode, em nome do amor, cometer actos hediondos.
Um livro que merece ser lido com toda a atenção...
Hope Dunne estabelecera-se como fotógrafa de renome, conhecera as alegrias do matrimónio e da maternidade, bem como o desgosto da perda. Vivendo num chique loft no Soho, Hope estava satisfeita com a sua vida e encontrava serenidade e beleza através da lente da sua câmara. Não procurava um homem, nem exaltação, porém ambas vão encontrá-la ao aceitar um trabalho de última hora que a leva até Londres, pelo Natal, para fotografar um dos escritores mais afamados do mundo: um autor americano de ascendência irlandesa, conhecido pelos seus empolgantes romances de literatura negra.
O magnetismo e o brilhantismo de Finn são irresistíveis. No entanto, em breve surgem lacunas na sua vida, algumas mentiras inocentes e acessos de ciúmes que a desalentam. Subitamente, Hope está tão apaixonada como desconfiada, e acaba mesmo por ter medo do homem que ama.
Sozinha, a milhares de quilómetros de casa, a sua mente está hesitante. Estará ela a ser paranóica? Quantas mentiras já terá ele contado? Será possível que aquele homem adorável e atencioso esteja, como as personagens dos seus romances, a esconder algo pior?
Notas sobre a autora:
Danielle Steel nasceu em Nova Iorque em 1949. Passou parte da sua infância em França e, regressada aos Estados Unidos, estudou Literatura Francesa e Italiana na Universidade de Nova Iorque. Tem sido aclamada como uma das autoras mais populares a nível mundial, traduzida em 28 línguas e publicada em 47 países, com mais de 590 milhões de livros vendidos.
Os seus bestsellers internacionais incluem Laços Familiares, Vidas Cruzadas, Mistérios do Sul, entre outros.

sábado, 17 de março de 2012

Férias...

Chegou a altura de uns dias de descanso. Vou dar-vos descanso dos meus cozinhados e aparecerei por cá apenas para publicar algum livro que entretanto leia.
Voltarei em breve... fiquem bem e sejam felizes!

"A POUSADA NO FIM DO RIO"

Penso que toda a gente quando nasce traz um dom consigo. Há dons que se podem aperfeiçoar ao longo da vida, há outros que se vão adquirindo, há aqueles que com o tempo e/ou a idade se perdem ou se deixam adormecer. Mas acredito que toda a gente tem um dom e tem jeito para alguma coisa.
O dom de Nora Roberts é, sem sombra de dúvida, escrever... esta autora foi agraciada com o dom da escrita e é de admirar e louvar a imaginação com que escreve os seus livros e o desenrolar que dá às histórias à medida que o livro avança.
Este foi mais um livro da autora que não me desiludiu: história bem estruturada, cheia de acção e com um final que ninguém poderia imaginar.
Olivia MacBride e os seus pais eram a típica família de sonho de Hollywood, não lhe faltando fama, fortuna e amor. Até à noite em que Olivia, de quatro anos, acorda e encontra a mãe brutalmente assassinada aos pés do pai. Nesse momento, a vida de Olivia mudará para sempre.
Acolhida pelos avós num recanto resguardado pela Natureza, Olivia aprende a enterrar bem fundo o passado. Determinada a proteger-se de memórias dolorosas, cresce limitando a sua vida às florestas verdejantes e à Pousada do Fim do Rio. Mas quando aparce Noah Brady, a jovem terá de se esforçar muito para resistir à atracção que sente por ele.
Infelizmente, o futuro é caprichoso e Noah trai a confiança de Olivia. Apesar de ele nunca desistir de a ajudar a lidar com os traumas do passado, poderá a jovem voltar a confiar em Noah?
Mais: o pai de Olivia é libertado da prisão e parece que há segredos terríveis a descobrir sobre aquela fatídica noite.
Notas sobre a autora:
Com mais de 400 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e mais de 60 bestsellers na lista do New York Times, Nora Roberts é uma das autoras mais lidas, acarinhadas e respeitadas do mundo. Foi a primeira autora a ser convidada para o Romance Writers of America Hall of Fame. Nascida em Silver Spring, Maryland, Nora Roberts é a mais nova de cinco filhos. Vive em Keedysville onde continua a escrever.
Mais informações sobre a autora podem ser encontradas no seu clube de fãs www.clubenoraroberts.com.

sexta-feira, 16 de março de 2012

PATANISCAS DE ATUM COM FEIJÃO FRADE

Pataniscas são sempre uma boa opção, pois tanto servem de refeição com um acompanhamento que se "acasale" bem com elas, como podem ser levadas para um pic-nic, podendo ainda servir de entrada numa mesa de festa. Há muitas variedades de pataniscas, há quem faça pataniscas de quase tudo... e estas são diferentes do que habitualmente vemos. A receita é da revista "Saúde à Mesa" de Outubro de 2011.
Bem sei que não se deve abusar dos fritos, mas se for só muito de vez em quando, não faz mal...
250gr de farinha
sal e pimenta q.b.
1 ovo
3dl de água com gás
salsa q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
200gr de feijão frade cozido
2 latas de atum ao natural
azeite q.b.

Numa taça misture a farinha com uma pitada de sal e pimenta. Abra uma cavidade no centro e junte o ovo e a água, aos poucos e mexendo sempre. Acrescente depois a salsa picada a gosto, a cebola e os dentes de alho picados, o feijão frade e o atum escorrido. Envolva tudo muito bem.
Leve ao lume uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite. Frite rapidamente pequenas porções de massa de ambos os lados, retire e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Sirva-as com acompanhamento a gosto.
Informação Nutricional da revista "Saúde à Mesa":
Ingredientes para 8 pessoas
Calorias por dose: 204 Kcal
Interesse Nutricional: rica em ómega 3, ferro e fibras

terça-feira, 13 de março de 2012

CREME CATALÃO

Mais uma fantástica receita retirada do livro da Mycook, que fica pronta em três tempos e não dá trabalho nenhum. Esta é uma sobremesa muito apreciada cá em casa e agora, feita com esta rapidez, se me aparecerem visitas surpresa para jantar, já não fico atrapalhada por não ter sobremesa. Em apenas 14 minutos se prepara este creme catalão.
1l de leite
8 gemas
200gr de açucar
40gr de farinha de milho
casca de laranja
casca de limão
pau de canela

Coloque a pá misturadora nas lâminas e introduza todos os ingredientes no jarro, começando pelo leite. Programe 13 minutos, 100º, velocidade 3.
Decorrido este tempo programe 1 minuto na velocidade 2, para arrefecer e assim evitar grumos.
Coe com o cesto para retirar as cascas dos citrinos e o pau de canela.
Depois de frio polvilhar com açucar e queimar com um ferro quente.
Servido bem fresco é do melhor que há!

quinta-feira, 8 de março de 2012

COELHO À TRANSMONTANA

Coelho é carne sempre muito apreciada cá em casa e se for confeccionado de maneira a que fique com um molho saboroso, melhor ainda! (Ai, ai, o colesterol... lol).
Descobri esta receita na revista "Saúde à Mesa" de Dezembro de 2011, mas como raramente sigo uma receita à risca, eliminei as batatas (na receita pedia 1kg de batatinhas pequenas) e troquei o vinho branco por vinho tinto, para dar mais cor ao prato.
1 coelho
3 dentes de alho
1 colher de chá de pimentão-doce
1 folha de louro
1 ramo de salsa
2dl de vinho tinto
sal e pimenta q.b.
0,4dl de azeite
1 cebola grande

Corte o coelho em pedaços e tempere-os com os dentes de alho picados finamente, o pimentão-doce, a folha de louro, um ramo de salsa, o vinho tinto, sal e pimenta. Deixe marinar de um dia para o outro.
Aqueça o azeite num tacho, junte o coelho escorrido (reservando a marinada) e deixe corar bem. Acrescente a cebola cortada em meias luas e deixe cozinhar até que fique douradinha. Regue com a marinada e deixe cozinhar durante 20 minutos.
Rectifique os temperos e deixe cozinhar mais 30 minutos em lume muito brando.
Sirva de imediato.
Informação Nutricional da revista "Saúde à Mesa":
Ingredientes para 6 pessoas
Calorias por dose: 384 Kcal
Interesse Nutricional: rica em proteínas, amido e vitaminas do complexo B.

terça-feira, 6 de março de 2012

DOCE DE ABÓBORA COM NOZES

Realmente ter uma máquina como a Mycook na cozinha é do melhor que há. Fazer doces da maneira tradicional faz-nos perder montes de tempo em frente ao fogão, mexendo e tomando atenção até que o doce fique no ponto.
Com a Mycook é colocar tudo lá dentro, programar e esperar que o doce esteja pronto para degustar. Abençoadas invenções e máquinas que nos facilitam a vida!
800gr de abóbora
500gr de açucar
100gr de miolo de noz

Colocar a abóbora e o açucar no jarro e triturar 1 minuto na velocidade 8.
Juntar as nozes picadas e programar 40 minutos, 110º, velocidade 2.
No final, se achar que o doce está muito líquido (tudo depende da qualidade da abóbora), programar mais 10 minutos, 110º velocidade 2, sem o copinho, mas com o cesto invertido sobre a tampa, para evitar salpicos.
Colocar em frascos e servir com tostas ou bolachas.
Há um ano atrás falei-vos de: Bolo de Chocolate e Cacau

segunda-feira, 5 de março de 2012

"LUCIA, LUCIA"

Por norma não gosto muito de ler livros de "época", que retratem sociedades dos tempos antigos, mas este é um livro muito engraçado, que retrata os anos 50 e uma rapariga que, nessa época, já se mostrava muito independente e com ideias muito fixas, o que naquela altura não era olhado com bons olhos.
Gostei da história... é simples, bonita, envolvente e retrata alguns dos aspectos que se vivem no reino da alta costura, olhado do ponto de vista de quem a confecciona!
Nos glamorosos anos 50, Nova Iorque resplandescia num pós-guerra promissor, e celebrava, com requinte e elegância, um tempo de desenvolvimento e de novas oportunidades. Para as jovens talentosas e empreendedoras abriam-se agora possibilidades até então apenas sonhadas. Esta é a história vibrante de uma dessas jovens, Lucia Sartori, uma mulher apaixonada e determinada que arrisca perseguir os seus sonhos.
Filha de uma próspera família de negociantes italianos e única mulher entre uma série de irmãos, é a jovem mais bonita e pretendida de Greenwich Village. Lucia luta por conciliar o aparentemente inconciliável - a sua realização pessoal nas sofisticadas e sumptuosas esferas da alta-costura e uma relação harmoniosa com uma família profundamente enredada nas convenções mais tradicionais.
Um retrato deslumbrante de um mundo de luxo, sensualidade e requinte, que Adriana Trigiani resgata das faldas do tempo através de uma escrita que ostenta o brilho e a exuberância do próprio universo que faz reviver nas páginas deste livro.
Notas sobre a autora:
Adriana Trigiani é dramaturga, guionista de televisão e produtora de documentários. Os seus romances têm descrito percursos de sucesso um pouco por todo o mundo, tendo-se tornado bestsellers em países como a Grã-Bretanha, a Alemanha ou os Estados Unidos. Lucia, Lucia é o seu primeiro romance a ser publicado em Portugal.

sexta-feira, 2 de março de 2012

CAMEMBERT COM NOZES E MEL

Esta é daquelas entradas que são tão fáceis de confeccionar que ninguém tem desculpa para não fazer.
Já a tinha visto variadíssimas vezes pela blogosfera mas nunca tinha feito. Há dias andava a cuscar no blog da Patanisca e encontrei novamente esta delícia.
Não esperei mais e assim que pude comprei o queijo e confeccionei esta delícia. Não tenho fotos do camembert depois de partido porque foi num dia que tinha visitas em casa, mas garanto que ficou uma maravilha. O único comentário que recebi das minhas visitas foi "Tira-me isto da frente senão eu como isto tudo!"
Acho que esta frase espelha bem o quão deliciosa é esta entrada...
1 queijo camembert
Nozes q.b.
4 colheres de sopa de mel

Retirar o queijo da caixa e do papel que o envolve. Num recipiente que possa ir ao forno colocar o queijo.
Por cima colocar as nozes e o mel.
Levar ao forno (pré-aquecido a 200º) durante 10 minutos e servir de imediato, com tostas.
É do mais fácil que há e garanto que será um sucesso em qualquer mesa.
Nota: podem usar outros frutos secos à escolha, podendo até misturar várias qualidades de frutos secos, como amêndoa, avelã, castanhas do pará, passas, amendoins, cajús, etc...