Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

ARROZ COM ATUM E FEIJÃO

Sempre ouvi dizer que "bom brasileiro que se preze, gosta sempre de arroz com feijão" (não sei se as minhas visitantes do Brasil poderão confirmar isso), mas eu adoro mesmo arroz com feijão, acho uma combinação perfeita - chego mesmo a pensar que numa outra encarnação devo ter sido brasileira... eh eh eh.
Por sorte os meus Risonhos também gostam muito do casamento "feijão + arroz" por isso de vez em quando lá preparo umas combinações com este tema. Desta vez foi com atum... e para isso usei:

2 latas de atum em azeite (uso sempre em azeite ou ao natural - nada de atum em óleo)
1 lata pequena de feijão encarnado
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
100gr de miolo de camarão
sal e pimenta q.b.
200gr de arroz
coentros picados q.b.

Escorrer o azeite das latas de atum e levá-lo ao lume com a cebola e o alho picado e a folha de louro, deixando alourar. Juntar o feijão deixando refogar um pouco e temperando com sal e pimenta.
Adicionar um pouco de água a ferver e de seguida juntar o arroz. Baixar o lume e ir acrescentando água quente sempre que necessário, de modo a que o arroz não fique seco.
Quando o arroz estiver quase cozido juntar o atum (previamente desfeito com um garfo) e o miolo de camarão, misturando bem e deixando apurar mais 5 minutos, rectificando os temperos.
Retirar a folha de louro, polvilhar com os coentros picados e servir de seguida.

Nota: por causa da Risonha Júnior nunca ponho picante nos pratos que confecciono, mas para quem gostar (e possa utilizar) acho que um ligeiro toque de piri-piri neste prato ficaria muito bem.

23 comentários:

  1. Sai um pratinho pro meu almoço, pode ser??

    ResponderEliminar
  2. Zezinha querida,
    se vc quiser os pacotinhos de suco em pó para fazer com o pepino, mande-me seu endereço por e-mail que te envio alguns.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de arroz.
    não sou brasileira mas adoro arroz com feijão,
    mas não o faço muitas vezes porque cá em casa ninguém gosta.
    Também ponho piri-piri a parte

    ResponderEliminar
  4. Também adoro arroz com feijão e com atum então, deve mesmo ser um pitéu.

    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Bem isso é verdade a maioria dos brasileiros que eu~conheço não vive sem arroz com feijão, aqui comemos este prato praticamente todos os dias.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Risonha, que comidinha boa e reconfortante! Para esta altura é uma maravilha!

    bjs, bom fim de semana

    Estou a ver o jornal da tarde, sentiu o sismo?! Foi aí pertinho =|

    ResponderEliminar
  7. obrigado a todas pelos vossos comentários.
    carla, não senti o sismo porque já estava a dormir, quem sentiu foi o meu marido e a minha mãe, e segundo eles, tanto os meus cães como os cães da minha vizinha ladraram muito.

    ResponderEliminar
  8. Também adoro, sabe sempre tão bem! Não sou brasileira mas morro de amores por feijão com arroz, é uma maravilha!
    Ficou lindo o teu prato risonha, o atum dá um toque diferente e especial. Gostei muito da receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Um protesto, não são só as mulheres que gostam de cozinhar, portanto seu blog tbm vai interessar aos homens. Entre cozinhar e comer, prefiro comer mas curto cozinhar tbm e curti muito o seu blog.
    Sou brasileiro do Rio de Janeiro e não vivo sem arroz com feijão. Achei estranha essa combinação de arroz, feijão e atum, vou fazer pra ver que gosto tem e depois dou a minha opinião. Sei que ela nao vai mudar o rumo da humanidade mas é uma opinião. :)
    O que é miolo de camarão?
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Acertou! É muito difícil um brasileiro não gostar de arroz e feijão. Eu adoro. Se fico alguns dias sem comer esta combinação, sinto falta!

    ResponderEliminar
  11. também gosto muito de arroz com feijao, mas acho que noutra vida fui antes uma italiana (adoro massa e pizza)! boa ideia de juntar atum e camarao, ficou com um aspecto muito apetecível! beijocas

    ResponderEliminar
  12. obrigado uma vez mais...
    nysa, acho que também já devo ter sido italiana, também adoro massas, pizzas, lasanhas, etc

    fernando, miolo de camarão é camarão sem casca. aqui compra-se congelado, já descascado e pronto a usar.

    ResponderEliminar
  13. normalmente não uso atum em conserva (pronto, de vez em quando numa salada ou numa sanduiche ou mesmo uma pasta em entradas) para cozinhar; confesso que essa combinação me parece um bocado insólita; fiquei curioso, acho que vou experimentar.

    ResponderEliminar
  14. As nossas queridas Brasileiras eu não sei mas eu adoro! Então se for a acompanhar pataniscas....
    "é de lamber os beiços"
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Pois eu nunca nunca fiz os 3 juntos. Só arroz de atum ou feijão com atum. Mas acho que há aqui em casa dois meninos que vão adorar este triplo...
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  16. Risonha querida, sou brasileira mas não sou fã de feijão.... como tenho que fazer sempre por conta dos filhos, aproveito só o caldinho...
    Mas o seu é muito chique com camarão, viu!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  17. Lindona, não fiz o cházinho (por preguiça...) mas está anotadissimo no caderninho das mesinhas!
    Este teu arroz, vou-te contar... já jantei, mas jantava de novo! Sou tarada por arroz de feijão! Só faltava a bela da couve a acompanhar... Beijoca enoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorme.

    ResponderEliminar
  18. Uma maravilha!!!Cá em casa todos adoram arroz de feijão,mas nunca experimentei com atum...claro tenho que experimentar...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  19. Eu não sou brasileira e também adoro arroz com feijão - o da minha sogra é já um "épico". Com atum nunca comi mas deve ficar muito bem.

    Bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  20. é engraçado , mas acho que os brasileiros fazem é arroz e feijão . são duas coisas separadas e não cozinhadas em conjunto.

    ResponderEliminar
  21. Obrigado minha senhora, vou ver o que dá. Depois digo-lhe.

    ResponderEliminar
  22. Olhe minha querida, eu estava sózinho e a minha mulher atarefada deixou-me entregue a umas costeletas de borrego que eu teria de confeccionar. Só me apetecia um feijãozito com arroz, pesquisei e encontrei esta receita. Estava muito bom e vou repetir... mas... ouve aqui um não entendimento da receita, senão veja: “... latas de atum e levá-lo ao lume com a cebola...”, depois “... Juntar o feijão deixando refogar...”. Neste momento temos já o atum e o feijão juntos. Agora “... adicionamos água a ferver e de seguida juntamos o arroz...”. Neste momento já temos atum, feijão e arroz tudo junto. Agora, a confusão!... “Quando o arroz estiver quase cozido juntar o atum”. Puff... Já não podia! Já estava tudo junto há muito tempo. Que coisa horrivel esta dificuldade em não saber ler receitas de culinária. E “...(previamente desfeito com um garfo)...” Chhhiii. Já lá estava tudo muito bem desfeito.

    Aquilo foi o seguimento da receita escrita. Volto aqui para ver as imagens, e vejo então o erro: “...Escorrer o azeite das latas de atum e levá-lo ao lume com a cebola...” Pois é, quem leva, leva alguma coisa, o que é que leva? “o azeite” ou “o atum”? Eram os dois masculinos. “lo” e eu levei o atum. Agora percebo por que tive que deitar azeite no refogado depois de ter escorrido o outro para o cano!...

    Mas olhe ficou bom, mesmo sem o piri-piri que uso com parcimónia por causa do calori. Mas obrigado pela sua disponibilidade e paciência ou então esse gosto pela defesa da causa que é ensinar tumbas como eu a cozinhar. Mas se puder dar um jeito ali naquele levá-lo, fica melhor para gente como eu.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....