Hoje venho mostrar-vos um petisco típico do Algarve nesta altura do ano: as estrelas feitas com figo e amêndoa. São confeccionadas na altura do Dia de Todos os Santos (01 de Novembro) e por muita gente chamadas de "estrelas dos santos". Não é mais do que figos secos e amêndoas torrados no forno. Muito simples de executar e perfeitas para acompanhar um bom cálice de medronho algarvio ou um licor à vossa escolha.
Figos secos q.b.miolo de amêndoa q.b.
Começar por pelar as amêndoas: colocar as amêndoas com pele num alguidar, cobri-las com água a ferver, tapar e deixar arrefecer a água. Depois basta pressionar ligeiramente as amêndoas entre o polegar e o indicador, para que a pele se solte. Cortar o miolo de amêndoa ao meio no sentido do comprimento.
Espalmar ligeiramente os figos entre as mãos, para que fiquem achatados.
Para as estrelas redondas: dar um corte ao figo a toda a volta, sem o separar na totalidade, e dispôr as amêndoas em volta, pressionando bem para que não se descolem.
Para o formato de estrela: dar um corte em cruz ao figo, separando as pontas. Uni-los dois a dois e dispôr as amêndoas em volta, pressionando bem para que mantenham a forma.
Levar ao forno num tabuleiro (não é preciso untar nem forrar o tabuleiro). O tempo de cozedura depende da potência do forno e de como as preferem - mais ou menos tostadas (as minhas ficaram cerca de 20 minutos com o forno a 200º).
Retirá-las do forno e depois de frias colocá-las numa caixa plástica ou numa lata para que não amoleçam.
Aguentam-se bastante tempo e é um petisco que sabe bem a qualquer altura do dia.
Bom fim de semana e bom feriado para todos.


























