Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 21 de setembro de 2013

"LAÇOS DE FAMÍLIA"

Confesso que este não foi dos livros que mais me agradou ler, pelo facto de ter muita descrição e pouco diálogo, mas a história em si não deixa de ser interessante.
É marcante verificar que a ausência de uma boa estrutura familiar gera pessoas com graves problemas de identidade, crises e conflitos.
É o que se passa com as duas irmãs do livro, que perderam o pai, passaram pelo suícidio da mãe, foram entregues aos cuidados da avó, que entretanto vem a falecer, ficam novamente entregues a duas tias-avó idosas, que não sabem bem como lidar com 2 crianças e, finalmente, aparece uma tia que vai (tentar) acompanhá-las até ao final da história.
Vivências difíceis que podiam ter acontecido a qualquer um de nós.
Um livro bem escrito, se bem que de leitura algo maçadora!

A mãe de Ruthie, a jovem narradora do livro, e Lucille deixa-as à porta da casa da avó, numa cidade remota, antes de se suicidar, atirando-se do alto de uma falésia para o lago onde o pai tinha desaparecido muitos anos antes, na sequência do descarrilamento de um comboio.
As meninas são criadas por uma série de parentes até ficarem, finalmente, ao cuidado de Sylvie, a irmã da mãe, que volta a casa após muitos anos desaparecida.
A vida com Sylvie, que passou uma grande parte da vida a deambular por diversos sítios, é pouco comum, já que esta se vai revelando algo lunática. No início, as suas excentricidades parecem ser pouco importantes, mas, à medida que o tempo vai passando, o seu comportamento torna-se errático. Lucille começa a querer uma vida diferente, mais convencional, e esse desejo afasta-a da irmã. A sonhadora e desarticulada Ruthie, ainda marcada pela perda da mãe, e cada vez mais afastada da vida da comunidade local, prefere a trágica, mas poderosa e poética, visão do mundo da tia, e passa vários anos sem ver a irmã, ainda que não pare de pensar nela.
Laços de Família, seleccionada pelo The Observer como uma das 100 melhores obras de todos os tempos, é uma obra de puro encanto, acerca da natureza transitória do amor e da impermanência de todas as coisas.
Notas sobre a autora:
Marilynne Robinson é autora do romance Ao Meu Filho (Difel, 2006), que lhe valeu um Prémio Pulitzer, e de dois livros de não ficção, Mother Country e The Death of Adam. Laços de Família venceu o Prémio PEN/Hemingway para um primeiro romance notável, tendo sido adaptado ao cinema, com Christine Lahti e Sara Walker nos papéis principais. Marilynne Robinson vive na cidade de Iowa, onde lecciona em workshops da Universidade de Escritores do Iowa.