Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 29 de novembro de 2019

"O DIABO E A GEMADA"

Um livro repleto dos aromas e sabores da cozinha italiana, em que a autora conta episódios muito engraçados sobre a sua infância, dando também a conhecer a relação conturbada que tinha com a mãe, o constante carinho dos avós e as dificuldades de quem viveu em tempos de guerra.
É sempre bom conhecer as origens e histórias dos autores que gostamos de ler, sendo que este livro tem a particularidade de, na parte final, nos presentear com as receitas das iguarias descritas ao longo da obra.
Em 1943, Milão está sob as bombas dos Aliados, e nas proximidades da via Padova, uma criança extraordinariamente curiosa, inicia a sua aprendizagem de vida. Chama-se Sveva e tem 5 anos. É este o contexto de O Diabo e a Gemada, um relato autobiográfico em que a autora percorre os anos da Segunda Guerra Mundial, que se desenrolam entre a casa de família em Milão e uma quinta, nos arrozais de Trezzano sul Naviglio, na Lombardia. A comida é o fio condutor que atravessa os episódios deste relato, em que se entrelaçam memórias e emoções, sabores e receitas e cujos acontecimentos estão sempre ligados à elaboração de um prato ou a uma refeição partilhada.
Com uma descrição cuidada e rigorosa de pessoas, sabores e costumes, Sveva Casati Modignani devolve-nos um mundo, não tão longínquo, mas do qual estamos a perder a memória.
Notas sobre a autora:
Sveva Casati Modignani é um dos nomes mais reconhecidos da narrativa contemporânea italiana: os seus romances estão traduzidos em vinte países e venderam mais de 11 milhões de exemplares. A autora vive desde sempre em Milão, na casa onde nasceu e que pertencia à sua avó.
No catálogo da Porto Editora figuram já os seus seguintes romances: Feminino SingularBaunilha e ChocolateO Jogo da VerdadeDesesperadamente GiuliaO Esplendor da VidaA SicilianaMister GregoryA Viela da DuquesaUm Dia Naquele InvernoO BarãoA Família Sogliano6 de Abril’96A Vinha do Anjo, Como Vento SelvagemO Regresso da Primavera e Lição de Tango. A sua obra autobiográfica, O Diabo e a Gemada também já se encontra publicada no catálogo da Porto Editora.
Visite a página da autora no Facebook em:
www.facebook.com/SvevaCasatiModignani