Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 20 de fevereiro de 2010

"A IRMANDADE DO SANTO SUDÁRIO"

Aqui está mais um livro acabadinho de ler e uma óptima sugestão de leitura para estes dias frios, em que apetece mesmo ficar no quentinho das nossas casas, enroscadinhas no sofá, com uma chávena de chá quente e um bom livro por companhia.
Penso que a maioria das pessoas, sendo católicas ou não, já deve ter ouvido falar no Santo Sudário (também chamado de Sudário de Turim), mas nesta página da Wikipédia podem encontrar algumas informações preciosas.
Este livro aborda várias épocas históricas e todo o percurso que o Santo Sudário fez até aos dias de hoje.
Uma história envolvente que adorei ler... mais uma sugestão para a Academia dos Livros.
Um incêndio na catedral de Turim, onde se venera o Santo Sudário, e a resultante morte de um homem ao qual tinham cortado a língua são os detonantes de uma trepidante investigação policial do Departamento de Arte, capitaneado pelo detective Marco Valoni.
Juntamente com a perspicaz e atractiva historiadora Sofia Galloni e com uma jornalista ávida de respostas, o grupo de Valoni deverá resolver um enigma que começa com os templários e chega até à actualidade.
Uma trama que tem como nexo de união uma elite de homens de negócios, cultos, refinados e muito poderosos. Os investigadores não fraquejarão no seu empenho de demonstrar que os acontecimentos da catedral estão relacionados com o Santo Sudário e com as vicissitudes que viveu ao longo da história, desde Jesus Cristo até ao antigo império bizantino, à Turquia, à França de Felipe o Formoso, à Espanha, a Portugal e à Escócia.

Com a história e a imaginação como ponto de partida, este romance consegue surpreender o leitor em cada página e deixá-lo sem fôlego, abrindo-lhe as portas a uma fascinante viagem pelo passado, pelo presente e pelas insuspeitáveis relações entre ambos.
Notas sobre a autora:
Julia Navarro nasceu em Madrid, em 1953, é jornalista e trabalhou ao longo da sua carreira na imprensa escrita, na rádio e na televisão.
Autora das obras de actualidade política Nosotros, la transición; Entre Felipe y Aznar; La izquierda que viene e Señora presidenta, obteve um enorme sucesso com o seu primeiro romance, A Irmandade do Santo Sudário, e alcançou os primeiros lugares de vendas um pouco por todo o mundo. Com o seu segundo romance, A Bíblia de Barro, confirmou o seu êxito junto do público e da crítica.
Estes dois títulos venderam até à data mais de dois milhões de exemplares em todo o mundo, e foram publicados em mais de vinte e cinco países, entre eles, Itália, Alemanha, Portugal, Rússia, Coreia, Japão, China, Reino Unido ou os Estados Unidos. Os seus romances mereceram os mais conceituados galardões: Premio Qué Leer para o melhor romance espanhol de 2004, VIII Premio dos Lectores de Crisol, Premio Ciudad de Cartagena 2004, Premio Pluma de Plata de la Feria del Libro de Bilbao 2005, Premio Protagonistas de Literatura e Premio Más Que Música de los Libros 2006.
Os direitos de adaptação cinematográfica de A Irmandade do Santo Sudário já foram vendidos e, neste momento, a sua adaptação ao cinema encontra-se em fase de produção.