Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 31 de julho de 2010

"A CASA DOS ESPÍRITOS"

Não sou muito apologista de ler o mesmo livro duas vezes (embora haja livros que já os tenha lido de segunda e até de terceira vez), mas esta obra de Isabel Allende foi um destes casos.
Há alguns anos atrás vi o filme "A Casa dos Espíritos", com a magnífica interpretação de Jeremy Irons e Meryl Streep e gostei bastante de o ver. Após ver o filme li o livro e nessa altura achei-o uma seca.
Agora, bastantes anos mais tarde, resolvi pegar outra vez nesta obra e, talvez seja por já estar mais "madura", adorei a obra.
Aqui fica mais uma sugestão da minha parte para a Academia dos Livros.
Clássico indiscutível da literatura contemporânea, este romance relata a turbolenta história de uma poderosa família de latifundiários, os Trueba, ao longo de quase cem anos. A dura realidade da terra e o mundo espiritual e mágico entrelaçam-se através de diferentes gerações do romance, forjado à volta do forte carácter do patriarca, Esteban Trueba, e da sensibilidade de Clara, capaz de tocar o mundo dos espíritos com a sua mente.
Envolvidos numas dramáticas relações familiares, as personagens encarnam as tensões sociais e espirituais da sua época até configurar uma espécie de parábola sobre o destino colectivo da América Latina.
Notas sobre a autora:
Isabel Allende, de nacionalidade chilena, nasceu em Lima, no Perú, em 1942.
Jornalista desde os dezassete anos, iniciou em 1982, com A Casa dos Espíritos, uma brilhante carreira que a converteu na romancista latino-americana mais lida do mundo.
Entre as suas obras destaca-se, além da citada, De Amor e Sombra, Eva Luna, Os Contos de Eva Luna, O Plano Infinito, Paula, Afrodite, A Filha da Fortuna, Retrato a Sépia, O Meu País Inventado, Zorro e Inês de minha alma.
Mas informações sobre a autora e as suas obras poderão ser encontradas no seu site oficial.