Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"BAUNILHA E CHOCOLATE"

Comprei este livro por um excelente preço no blog da Vera - Um Livro e um Café - onde consegui comprar 3 livros da mesma autora por apenas 20€ - já agora passem pelo blog da Vera e vejam as fantásticas promoções que estão por lá - se forem amantes da leitura como eu de certeza que não vão resistir...
Em relação ao livro em si, nunca tinha lido nada desta autora mas gostei muito - uma escrita fácil de ler e de compreender e uma história bonita, que poderia ser de qualquer uma de nós.
Baunilha e chocolate: um contraste de cores e de sabores... que, no entanto, combinam muito bem. Como acontece, por vezes, no amor. Como aconteceu com Penelope e Andrea, duas pessoas de carácter e sensibilidade muito diferentes que, apesar disso, se amaram, casaram, tiveram três filhos e juntos partilharam altos e baixos de um casamento que dura já há dezoito anos.
Mas a certa altura a mágica alquimia quebra-se: Penelope, cansada das muitas e mal disfarçadas traições do marido, desiludida com o seu comportamento egoísta e infantil, abandona-o para reflectir sobre a forma de salvar a união e para o deixar a braços com os mil e um problemas da família, que até aquele momento caíram apenas sobre os seus ombros. Agora é a vez de ele superar as dificuldades.
Para Andrea é um choque, porque, no fundo, nunca deixou de considerar Penelope como a única mulher da sua vida, aquela com quem sempre pôde contar. Para ambos, a separação é a oportunidade de fazerem um balanço das respectivas existências, para olharem para dentro de si mesmos com uma sinceridade impiedosa e para reviver o próprio passado, tentando compreender a causa de tantos erros e de tantas escolhas mal feitas.
Mas neste percurso penoso, emerge pouco a pouco aquilo que ambos sempre souberam: o amor que os uniu ainda está vivo. Ferido, maltratado, resistiu aos assaltos do tempo e pode ainda gerar alegria e felicidade.

Cheio de humor na descrição das cenas da vida quotidiana, doce e nostálgico na evocação do passado dos protagonistas, comovente na forma como regista as suas fraquezas tão humanas, Baunilha e Chocolate é a história que todos gostaríamos de ler... para não perder a esperança, para reencontrar a confiança, para compreender mais alguma coisa sobre nós próprios.
Notas sobre a autora:
Sveva Casati Modignani é um dos nomes mais populares da ficção italiana, tendo publicado catorze romances, que venderam para cima de sete milhões de exemplares e que deram origem a alguns filmes e séries televisivas de sucesso.
Entre os seus romances publicados em Portugal encontram-se Baunilha e Chocolate, A Viela da Duquesa e Desesperadamente Giulia.