Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 18 de julho de 2009

PATA-ROXA COM ERVILHAS

Não há dúvida que eu sou uma pessoa priveligiada por ter uma horta em casa e poder colher produtos frescos e de qualidade, como é o caso das ervilhas.
Como nunca conseguimos dar "vazão" à produção de ervilhas, pois quando começam a dar nunca mais acabam, optamos por congelar, pois se forem congeladas logo na altura da colheita ficam óptimas para utilizações posteriores.
Foi o que aconteceu neste prato... com uma bela pata-roxa que tinham dado ao meu marido (para quem não sabe que peixe é este pode encontrar mais informações aqui) e com as ervilhas que tinha congeladas, fiz um almoço de categoria... este é um peixe muito apreciado cá em casa e óptimo para as crianças, pois não tem espinhas.
Fiz um refogado com 1 cebola grande, 3 dentes de alho, 1 tomate grande maduro (também produção da nossa horta), 1/2 pimento verde, sal, pimenta, cravinho moído, azeite, margarina e vinho branco.
Depois do refogado bem apurado passei tudo com a varinha mágica, acrescentei um pouco de água e quando retomou fervura juntei as postas de pata-roxa.
Deixei cozer cerca de 5 minutos e juntei as ervilhas e batatas em cubos.
Deixei em lume brando até as batatas e as ervilhas estarem tenras, rectifiquei os temperos e servi de seguida.
(Para quem gostar pode juntar um pouco de picante durante a confeccção... eu, por causa da minha filha, opto por não colocar. Este prato fica igualmente bom com tamboril ou cação.)
Há um ano atrás falei-vos de: Empada da Nani

9 comentários:

  1. desconhecia por completo esse peixe. Já vi que é da Familia do tubarão,
    Aqui na nossa zona não aparece,nem nos hiper, Fresquinho mesmo é só truta dos viveiros, que estão nas ribeiras que veem da serra.
    Gostamos de tamboril que também não tem espinhas, vou experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia a pata-roxa, essas tuas ervilhas são enormes :)

    ResponderEliminar
  3. até regalei os olhos, linda quando é o jantar???????

    hihihi
    beijinhos amiguinha

    ResponderEliminar
  4. rsrsrsrs Risonha...pelo título poderia jurar que era algum prato alemão....
    Interessante saber do peixe...belo prato!
    Ah, ervilhas frescas são deliciosas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Quantas delícias!Parabéns! Conheça meu blog de receitas: gattamix-receitinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Desconhecia que a Pata era Roxa eheheh!!! Agora a sério que não me estou a rir: o prato está com um aspecto. mmmmmmmmmmm!!!! Amanhã, se Deus quiser, vou fazer uns choquinhos à Algarvia. Vai uma dose?
    Bjinhos...

    ResponderEliminar
  7. Olá Risonham
    Vim visitar o seu blog e adorei, bem caseiro, e delicias em fotos...adoro um peixe assim com um molho fica muito bom.Te convido para visitar o meu blog,
    bjs,
    Paula.

    ResponderEliminar
  8. Sabes que eu adoro ervilhas! Para mim servidas com ovos escalfados são um verdadeiro pitéu!

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....