A receita foi retirada da revista "Saúde à Mesa" de Abril de 2010 e é um belo prato para quem gosta de seguir um regime alimentar vegetariano.
2 cebolas
4 dentes de alho
1kg de beringelas
1 colher de sopa de oregãos secos
1dl de azeite
3 ovos
2 claras
1dl de natas de soja
1 colher de café de sal
pimenta q.b.
3 colheres de sopa de pão ralado
salsa picada q.b.
azeite para untar
Ligue o forno a 180º. Descasque as cebolas e os alhos e pique tudo. Lave as beringelas e corte-as em rodelas médias. Barre o tabuleiro do forno com azeite.
Coloque no tabuleiro camadas de beringela, cebola e alhos picados e os oregãos. Regue tudo com o azeite e leve ao forno durante 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Barre um tabuleiro de pirex com azeite e encha-o com as beringelas bem acondicionadas.
Bata os ovos com as claras e as natas Tempere com sal e pimenta e bata bem. Verta sobre as beringelas, polvilhe com pão ralado e leve ao forno durante 30 minutos. Retire e sirva o pudim quente, polvilhado com salsa picada.
Como sobrou bastante, coloquei em caixinhas e congelei. Depois de descongelado e aquecido fica como se tivesse sido feito na hora.
Informação Nutricional da revista "Saúde à Mesa":
Quantidades para 5 pessoas
Calorias por dose: 290 Kcal
Interesse Nutricional: 90% do peso das beringelas é constituído por água e apresentam somente 10 calorias por cada 100gr, pelo que permitem tornar uma refeição mais substancial em volume e fibras, sem aumentar o seu valor calórico.
Muito interessante esta receita e o nome invulgar para prato salgado, gostei vou fazer.
ResponderEliminarBom final de semana, beijo
Vânia
e esta muito bom eu adoro esse tipo de prato gostei beijinhos e bom fim de semana
ResponderEliminarE que bela e deliciosa sugestão!
ResponderEliminarBeijinhos e bom fds!
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com
Gostei mesmo da sugestão, já guardei a receita. Ficou com óptimo aspecto.
ResponderEliminarBeijos.
Sei que as beringelas são um remédio natural para quem tem colesterol elevado. Por isso, devia comê-las mais vezes. Esta tua receita parece-me óptima para variar das habituais Beringelas Recheadas. Vou anotar para fazer logo que as encontre, porque aqui na cidade não tenho quintal (e a horta das primas está muito longe, he,he). Obrigada pela tua visita. Andei fugida, mas já voltei. Bjs. Bombom
ResponderEliminarTambém gosto sair do habitual e adorei a tua escolha. Tal como tu também adoro receitas com beringela. Excelente refeição :-)
ResponderEliminarBjokas doces