Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

"LUZ NA NEVE"

Nada melhor do que a primeira postagem de 2013 ser sobre um livro. Já é a terceira obra que leio desta autora e gosto muito, daí estar tentada a fazer a colecção de todos os seus livros editados até ao momento.
Esta história é bonita, simples e directa... um pai amargurado com a morte da mulher e de uma filha bebé, que muda de localidade com a filha que lhe resta, isolando-se do resto do mundo.
A adolescência complicada da filha, que finge gostar da vida que leva só para não desiludir o pai, embora viva com o "peso" da morte da mãe e da irmã ainda bebé.
E uma descoberta que os marcará e fará com que o seu relacionamento mude para sempre...
Os acontecimentos daquela tarde de Dezembro, na qual, juntamente com o pai, encontrou um bebé abandonado na neve, mudarão para sempre a percepção que esta menina de 11 anos tem sobre o mundo e os adultos que a rodeiam. O pai passou por grandes tormentos para se afastar da sociedade, de modo a ultrapassar uma tragédia insuportável. A agora jovem mulher terá de viver com as consequências das terríveis escolhas que fez. E há um detective cuja inteligência é apenas ultrapassada pelo seu sentido de justiça.

Escrito sobre o ponto de vista de Nicky, agora com 30 anos, enquanto recorda as vívidas imagens daquela fatídica tarde de Dezembro, Luz na Neve é uma história de amor e coragem, de tragédia e redenção, um romance que nos fala das formas que o coração humano sempre encontra para se poder curar.
Notas sobre a autora:
Anita Shreve, antiga professora de liceu, enveredou pelo jornalismo após uma das suas histórias ter ganho o O. Henry James Prize, em 1975, escrevendo artigos para revistas como a Quest, Us e Newsweek. Mais tarde, publicou dois livros de não-ficção a partir de artigos publicados na New York Times Magazine. Em 1989, abandonou o jornalismo e passou a escrever a tempo inteiro, alcançando o sucesso internacional. Em 1998, recebeu o PEN/L.L. Winship Award e o New England Book Award for Fiction. Entre os seus êxitos literários figura a obra A Praia do Destino.