Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 3 de junho de 2014

PAPAS DE MEXILHÃO

Aqui está um prato tipicamente algarvio, muito apreciado cá em casa mas que eu nunca tinha experimentado a fazer. Há que lhe chame papas, há quem lhe chame xerém... chamem o que quiserem, o que é certo e sabido é que este prato é uma delícia.
Recorrendo à ajuda da internet descobri que esta iguaria poderia ser feita recorrendo à ajuda dos robots de cozinha, por isso pus a Mycook a trabalhar e aqui está o resultado.
Lavar bem os mexilhões e colocá-los num tacho, juntamente com alho picado, coentros e um fio de azeite. Levá-los ao lume com o tacho tapado, em lume forte, para que abram. Deixar arrefecer, retirar os miolos e, com um passador de pano, coar a água que ficou no fundo do tacho, aproveitando também os alhos e os coentros.
No copo da Mycook, com a borboleta colocada, deitar 300gr da água da abertura dos mexilhões (não colocar mais senão corre-se o risco das papas ficarem salgadas), 1200gr de água simples e 3,5 copos medida de farinha de milho (usei da que se compra no supermercado, mas se puderem comprem no mercado farinha caseira. Programar 20 minutos, 90º, velocidade 2.
Verificar se a farinha está cozinhada e juntar os miolos de mexilhões. Programar 90º, 2 minutos, velocidade 2, para envolver os miolos.
Servir de seguida.

3 comentários:

  1. Nunca comi mas confesso que adorava provar.
    Tem um aspecto super delicioso
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, acredita que é muito bom... já quem também faça com amêijoas ou berbigão e também ficam muito saborosas.

      Eliminar
  2. Desconhecia este pratinho,mas tem muito bom aspecto :)
    Beijinhos,
    Espero por ti no passatempo do meu blog aqui:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....