Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 28 de novembro de 2007

TARTE DE MANGA

Esta tarte já a fiz há algum tempo e é uma verdadeira delícia. Quem me deu a receita foi a minha amiga Lena Cabeleireira (que também a publicou no Petiscos). Talvez seja mais adequada para os dias quentes, mas eu cá por mim acho que é uma boa opção para a mesa de Natal.

Base: 250gr de bolacha Maria
50gr de açucar em pó
150gr de manteiga
1 ovo
óleo q.b.
Recheio: 4 folhas de gelatina incolor
2 mangas
1 lata de leite condensado
3dl de natas

Para a base: triturar as bolachas, envolver o açucar e a manteiga amassando bem. Acrescentar o ovo, envolver bem e com a massa obtida forrar uma tarteira, préviamente untada com óleo. Levar ao frigorífico.
Para o recheio: demolhar as folhas de gelatina em água fria. Reduzir as mangas a puré (eu usei a picadora 1-2-3) e misturar 2 colheres de sopa de leite condensado.
Juntar a folhas de gelatina escorridas e levar ao lume em banho-maria até a gelatina dissolver.
Envolver de seguida o resto do leite condensado. Bater as natas até ficarem firmes e juntar ao creme anterior.
Deitar a mistura na tarteira, levar ao frio para solidificar e decorar a gosto.
Quando fiz esta tarte os dias ainda estavam quentes, por isso resolvi "simular" o sol usando fatias finas de manga.

Nota: quando comprei as mangas para fazer esta tarte vi-me atrapalhada pois as ditas estavam um pouco verdes. Foi então que a meu "anjo da guarda da cozinha", a Inha, me ensinou que para as mangas amadurecerem mais depressa devia enrolá-las em folhas de jornal e colocá-las num local escuro. E não é que resultou??? Estamos sempre a aprender....

19 comentários:

  1. Eu adoro manga e só costumo fazer a já conhecida mousse. Esta ideia da tarte é muito boa.

    ResponderEliminar
  2. Eu faço ideia a bomba que isto é! Nem quero saber quantas calorias é que tem cada colher deste pecado!

    Manga é bom de todas as maneiras e feitios.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Hummm...adoro manga!
    E esta receita deve ser deliciosa!




    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Adoro manga e esta tarte deve ser excelente... Vou guardar a receita.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Risonha, isto é uma delícia! E que interessa se é extremamente calórica? :) Eu não me importava nada de lhe deitar a mão, ou melhor, os dentes! :)))))

    Adorei a dica da Inha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Deve ser muito boa! Fico ainda com mais saudades de leite condensado :)

    ResponderEliminar
  7. É melhor esplicar: ainda não encontrei leite condensado por aqui, com muita pena minha.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Querida risonha muito obrigado pelo comentário e pelo carinho :-) Já fui ao site que indicaste mas não consegui perceber como fazer para que o meu link aparecesse lá... Help me!
    Adorei a receita desta tarte de manga, vou experimentar :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. k bonita risonha ficou esta tua tarte.....quem ficou agora risonha fui eu a olhar para ela....bjokas minha querida

    ResponderEliminar
  10. Oiiii

    Só de olhar já "engorda" - Mas agora já há leite condensado light :)

    Experimenta a farinha de alfarroba que não te vais arrepender :)

    Bjo:)

    ResponderEliminar
  11. Tenho andado sumida estes dias... adorei esta visita à tua cozinha... ultimamente só tens feito delicias atrás de delícias e eu deste lado a babar...

    Bjokas amiga ;-)

    ResponderEliminar
  12. olá...q bela dica pro natal. Vou colocá-la como uma das favoritas para a data. bjos

    ResponderEliminar
  13. Tenho de fazer esta tarte a um maluquinho por doces com manga que mora cá em casa!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. que maravilha de tortta...ótima pra aproveitar a safra! bjos

    ResponderEliminar
  15. Que coisa, num lugar escuro.... embrulhar já faço, mas ponho em cima da geladeira, supondo que é um local mais quente da cozinha...!
    Aprendi mais uma!

    E a torta, uma delícia!

    ResponderEliminar
  16. Risonha que delicia isto não se faz já não deve ter nem um niquinho uma maravilha destas.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  17. Penso como tu, as sobremesas fresquinhas sabem sempre bem...
    Achas que posso usar uma lata de polpa de manga?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Otima ideia para aproveitar as mangas que estao bem saborosas este ano !bj

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....