Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 4 de novembro de 2008

LASANHA PASSADA

É uma lasanha igual a tantas outras... apenas lhe dei este nome porque, como há dias em que eu ando "passada" das ideias, lembrei-me que havia de passar o recheio da lasanha com a varinha mágica.
Maluca, não é? Eu sei... mas é que por vezes apetece-me fazer estas coisas para ver o resultado que dão.
E o resultado desta vez até foi muito bom, pois o recheio ficou muito mais cremoso... Eu gostei e as minhas cobaias também.
Fiz em dois tabuleiros: o grande para nós e o mais pequeno para oferecer. E a pessoa que o comeu também gostou muito.
Já que o facto de eu estar "passada" produziu um jantar saboroso, então aqui fica para vocês:
Coloquei a alourar uma cebola picada e dois dentes de alho com um fio de azeite e um pouco de margarina, temperando com sal, pimenta e cravinho em pó.
Juntei 1kg de carne picada (metade porco, metade vaca), polpa de tomate, vinho branco e uma lata de cogumelos laminados, deixando cozinhar em lume brando e mexendo de vez em quando, até a carne estar bem cozinhada.
Enquanto isso, fiz um molho béchamel bem apuradinho, temperando com bastante noz moscada (para mim se o molho béchamel não souber a noz moscada não é molho, não é nada).
Juntei duas conchas de molho béchamel à carne já cozinhada e passei tudo com a varinha mágica. Untei os pirex e fiz camadas sucessivas com folhas de lasanha, carne e molho béchamel, sendo que a última camada foi de molho.
Cobri com um pouco de natas, polvilhei com queijo ralado e levei a forno médio por 30 a 40 minutos.
Querem experimentar???
Como já vos tinha dito, tenho andado na fase de trabalhos manuais, tentando fazer umas peças em decoupage. Aqui vos deixo a foto das 4 faces de um porta-lápis que fiz com motivos do mar e que já não está comigo.. foi oferecido a uma amiga professora, para que ela coloque as canetas e lápis com que corrige os testes.

12 comentários:

  1. Zézinha, adorei a sugestão.. Talvez seja 1 maneira da minha filha comer cogumelos, porque passados não os sente..
    bjinhus

    ResponderEliminar
  2. Quero experimentar claro! Essa foto tá a dar-me fome :D

    As caixinhas ficaram muito giras! Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. risonha eu adoro este pratinho, nunca experimentei assim passada mas parece-me deliciosa.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Risonha, também sou assim: se o molho béchamel não souber a noz moscada, não é molho béchamel=P
    Adorei a ideia de triturar tudo, que maravilha!
    Parabéns, o decoupage ficou lindo!

    bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  5. Adoro Lasanha Risonha!!! Passada ainda deve ficar melhor ;) Que lindos motivos desenhaste nos recipientes!

    ResponderEliminar
  6. Fiz uma esta semana em que misturei no bechamel um molho de espinafre refogado e bati tudo no liquidificador. Ficou bem cremoso também...

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Zézinha
    Uma deliciosa lasanha.Uma óptima ideia de triturar tudo.
    Os teus porta-lápis estão lindissimos.
    Uma rapariga muito prendada.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. 'passada' é ótimo!!!

    Passada ou não, posso me servir? por favor? :DD

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. E assim inventaste uma lasanha ainda mais cremosa, boa!
    Também gostei do franguinho com sementes de sésamo.
    Para não falar do lindo porta lápis...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gostei de tudinhoooo da lasanha e dos porta-canetas, mas claro que das mãos da minha madrinha só saem coisas boas não é?

    beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  11. Lasanha sempre agrada.Por aqui a preferida é com recheio de carne. Você tem razão, bechamel tem que ter noz moscada.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Que delícia heim, prato muito saboroso!! Um grande beijo a ti!!

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....