Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 20 de dezembro de 2008

BOLACHAS DE CANELA

Bolachas, bolachas e mais bolachas... nesta altura do ano é mesmo o que me apetece fazer.
Nas tardes frias e chuvosas adoro ir para a cozinha com a minha piolha, botarmos as mãos na massa, agarrarmos nos moldes e preparar fornadas de bolachas (se bem que na maior parte das vezes tenha que ralhar com ela, pois quando dou por isso está a comer a massa crua.. LOL!).
Quando vi estas bolachas no blog Pão, Bolos e Cia. fiquei logo de "rabo alçado", pois tanto eu como a Risonha Júnior adoramos o sabor da canela. Esta receita rende imenso, por isso se quiserem podem fazer apenas meia receita.
As bolachas foram um sucesso... após arrefecerem foram colocadas numa caixa e, no dia seguinte, a minha filha trouxe uma colega para casa, para fazerem um trabalho escolar e, quando eu cheguei, as bolachas já tinham desaparecido TO-DAS!!!
Ainda bem que as fotografei assim que as fiz...

350gr de farinha
350gr de açucar
125gr de manteiga
2 ovos
1 colher de chá de canela
Numa tigela misturar o açucar e a farinha, juntar a manteiga amolecida, os ovos e a canela. Amassar bem.
Formar uma bola (embrulhei em película aderente) e levar ao frigorífico.
Entretanto pré-aquecer o forno no máximo.
Dividir a bola de massa em duas partes. Estica-se cada uma na bancada enfarinhada, polvilhando com farinha o rolo para não agarrar.
Cortam-se as bolachas com formatos a gosto.
Levam-se ao forno em tabuleiro untado e enfarinhado, a 200º, durante 10 minutos ou até que os bordos fiquem dourados.
Retiram-se com uma espátula fina e deixam-se arrefecer para endurecerem.

14 comentários:

  1. risonha que lindas bolachas, estou tentada a faze-las. olha la estou eu com a mania do acuçar. nao ficam muito doces?
    bom fim de semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bolachinhas são sempre boas para ir petiscando :) Eu qaundo dou por ela também já não tenho nenhumas!

    ResponderEliminar
  3. Se levam canela deve ficar saborosas. Parecem muito fáceis de fazer, é uma boa ideia para esta altura de correria! Feliz Natal :)

    ResponderEliminar
  4. As minhas também já acabaram. Está na forja uma 2ª fornada, mas o tempo não tem sobrado.
    Se a tua "piquena" gostou então então aprovadas. E que melhor trabalho de grupo, que comer? É uma coisa que nunca devem ser feita sozinho.
    Bom Natal.

    ResponderEliminar
  5. Olá madrinha, amanhã cá em casa vai ser dia de fazer as bolachinhas para oferecer no Natal e essas estão na lista junto com umas de manteiga :D

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Também estou com vontade de fazer biscoitos natalinos, mas a preguição não deixo... acho que vou pegar alguns dos teus.
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Zezinha, apesar de gostar muito de vir aqui ler as tuas receitas, hoje venho apenas para desejar votos de um Santo e Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  8. Que belas bolachinhas!!Tenho de as experimentar no Natal!

    ResponderEliminar
  9. Que lindas bolachas, devem ser deliciosas!! :P
    Tenho de experimentar fazer...
    Beijocas e Boas Festas!!

    ResponderEliminar
  10. Que delícia devem ser estas bolachinhas, ainda por cima se levam canela... a experimentar com certeza! Deixa lá que aqui por casa também se come a massa crua, tanto filha como mãe :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  11. Que lindinhas, eu e a filhota estivemos na sabado a fazer, poucas sobraram.
    Beijinhos e Bom Natal.

    ResponderEliminar
  12. olá amiga zezinha. nao tenho dito nada que vim para Aveiro e o tempo já sabes como é. que bolachinhas tao lindasssss.manda vir :) acho que a minha prendinha nao vai chegar antes do Natal que ainda não tive tempo de a mandar...desculpaaaa :) FELIZ NATAL com tudo de bom é o que mais desejo e com mts bolachinhas que adoro e vou experimentar

    ResponderEliminar
  13. Risonha,
    aão saborosas, não são? Eu já fiz outra fornada para oferecer no Natal. :)
    Vim aqui deixar-te o meu desejo de um Natal muito feliz e um ano novo cheio de paz, amor, prosperidade, saúde e muitos sonhos realizados. Tudo de bom para ti e para a tua família.
    Beijinhos.
    Susana.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....