Aqui está um mais um livro que foi transformado em filme, mas que eu nunca vi... e fiquei sem muita vontade de ver, pois acho que a leitura é muito mais absorvente.
A história de uma jovem recém-saída da universidade que agarra com unhas e dentes o seu primeiro emprego, sujeitando-se às coisas mais absurdas que se possa imaginar, pois tem como patroa Miranda, que é uma autêntica "cabra", no verdadeiro sentido da palavra.
Garanto que durante a leitura tive sempre vontade de torcer o pescoço a Miranda, pois é uma mulher poderosa, sabe que toda a gente a tem medo dela, e usa o seu poder como trunfo para humilhar todos os que estão à sua volta.
Muitas "Mirandas" devem existir por esse mundo fora e, nos dias de hoje, com a crise no mercado de trabalho, muitas "Andreas" devem ter que engolir sapos do tamanho de elefantes para poder manter o seu emprego e puderem subsistir dia após dia.
A leitura é fácil e tem muitos momentos divertidos, apesar do feitio masoquista da patroa Miranda. É daqueles livros que se devem agarrar quando procuramos uma leitura leve e sem muitas complicações.
Andrea Sachs, acabada de sair da universidade, consegue um emprego fabuloso «pelo qual um milhão de jovens eram capazes de dar a vida»: é contratada como assistente de Miranda Priestly, a editora da famosa revista Runway. No entanto, como assistente pessoal de Miranda, Andrea vê-se forçada a suportar toda uma série de abusos, realizando tarefas como encomendar-lhe o pequeno-almoço, tratar-lhe da roupa suja, fazer de motorista para a cadelinha buldogue francesa, preparar-lhe as viagens… Resumindo, Andrea tem de estar disponível vinte e quatro horas por dia para atender aos seus pedidos, e, ainda por cima, sempre com um sorriso no rosto! Será que um ano de sacrifício, ao serviço de um 'diabo' que veste Prada, não é um preço demasiado alto a pagar pelo emprego da sua vida?! Um livro hilariante, muito fashion, que certamente agradará ao público feminino, e não só, e que deu origem a uma adaptação cinematográfica realizada por David Frankel.
Notas sobre a autora:
Lauren Weisberger nasceu em 1977, na Pensilvânia, Estados Unidos, e é licenciada em Inglês pela Universidade de Cornell. O Diabo Veste Prada foi o seu primeiro romance, um enorme sucesso de vendas, que passou mais de um ano na lista de bestsellers do New York Times e deu origem ao filme com o mesmo título, protagonizado por Meryl Streep e Anne Hathaway e vencedor de um Globo de Ouro. Os seus romances subsequentes, Sexo, Intrigas e Glamour e Procura-se Diamante para Relacionamento Sério, tornaram-se igualmente bestsellers do New York Times. Ambos foram publicados pela Presença nesta coleção. Lauren Weisberger vive em Nova Iorque com o marido.