Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 5 de agosto de 2020

PÃO DA FILIPA GOMES

Na altura em que praticamente toda a gente estava em casa devido à quarentena/confinamento, surgiu uma receita de pão da Filipa Gomes que depressa invadiu todas as redes sociais.
Devem ter sido poucas as pessoas que não experimentaram esta "fórmula mágica" e que não entraram no espírito da "pãodemia"...
E eu, que por norma não costumo comer pão, especialmente pão branco, deixei-me arrastar na onda e também experimentei a receita.
Realmente é tão simples e prático que já não há desculpa para termos pão fresco todas as manhãs!!
3 chávenas de farinha (pode ser só trigo, mas eu coloquei 2 chávenas de farinha de trigo + 1 chávena de farinha de trigo integral)
1,5 chávena de água
1 colher de café de Fermipan
1 colher de chá de sal

Misturar tudo, mexer bem com a colher de pau e deixar levedar entre 8 a 12 horas (eu preparei à noite para cozer o pão na manhã seguinte).
Aquecer o forno a 250º e colocar um tacho no interior para aquecer bem (pode ser tacho de barro, de grés, alumínio, etc... eu usei um tacho de inox).
Enfarinhar uma folha de papel vegetal, colocar a massa, dar umas voltinhas à massa e moldar o pão.
Colocar dentro do tacho, que já deve estar bastante quente, tapar e levar ao forno durante 30 minutos.
Após esse tempo destapar a panela e deixar mais 10 minutos, de modo a que fique com uma crosta crocante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....