Sugestões para oferecer ou para ler...


segunda-feira, 4 de maio de 2020

"OS TRANSLÚCIDOS"

Este livro foi editado em 1977... dá para acreditar que eu, com mais de 700 livros em casa, muitos deles bastante recentes, estou a ler um livro com mais de 40 anos?
Mas gosto de ler livros antigos de vez em quando, a maneira de escrever é tão diferente da dos dias de hoje e este autor tem algo de místico e misterioso, pois já é a segunda obra sua que leio.
Este livro aborda o tema "ficção científica" que, embora hoje seja uma coisa que me passa completamente ao lado, na minha adolescência era um tema que eu adorava, quer em séries televisivas, quer em livros.
A história é interessante e consegue cativar-nos, se levarmos em conta que foi escrita há mais de quatro décadas, envolve viagens a outros planetas, espécies diferentes (ou não) da espécie humana, bem como alguns outros fenómenos que só ao longo da história se conseguem perceber...
Havia alguns anos já que os habitantes da Terra tinham partido em busca de outros planetas, para neles se instalarem. Tudo correu bem até ao dia em que sobreveio o primeiro desaparecimento enigmático.
Outros se lhe seguiram, mas nunca foram encontrados nem os cadáveres dos desaparecidos nem sequer vestígios do que lhes acontecera. Novo mistério impenetrável surgiu ainda: um sábio começou a crescer desmedidamente depois de ter sido picado num braço.
A responsabilidade pelo ocorrido foi atribuída, desde logo, à acção de seres extraterrestres. Mas qual o interesse deles em provocar o crescimento das pessoas e que pretendiam dos raptados?
Antes de chegar à resposta, lógica e inteligente a estas perguntas, o leitor terá de percorrer um longo caminho de surpresas.
Notas sobre o autor:
René Bonnefoy, conhecido sob o pseudônimo de B. R. Bruss e Roger Blondel, era um escritor francês de ficção científica e fantasia e funcionário público do regime colaborador nazista de Vichy.