Um livro que tem o poder de nos inquietar, especialmente quem tenha crenças religiosas como eu!!!
A história gira em torno de Faith - uma menina de 7 anos - que começa a falar com uma amiga imaginária após o divórcio dos pais, o que é perfeitamente normal na sua idade.
O que não é normal é a criança afirmar que a amiga imaginária é Deus, passando a menina a ter atitudes que antes não tinha, como citar passagens bíblicas sem nunca ter tido qualquer educação religiosa, aparecerem-lhe estigmas nas mãos e ainda ter pequenos gestos que foram considerados como milagres.
Será mesmo a menina uma criança abençoada que consegue ver e falar com Deus?
Ou tudo não passará de uma encenação para chamar as atenções sobre si?
O livro é emocionante!!!
Em Uma Questão de Fé, Jodi Picoult lança-se uma vez mais numa temática polémica sobre fé, traição, milagres e mistério… mas o fio condutor da narrativa é sempre a força do amor maternal.
Pela segunda vez no seu casamento, Mariah White apanha o marido com outra mulher, e Faith, a filha de ambos, assiste a cada doloroso momento. Após o inevitável divórcio, Mariah luta contra a depressão e Faith começa a conversar com um amigo imaginário. A princípio, Mariah desvaloriza o comportamento da filha, atribuindo-o à imaginação infantil. Mas quando Faith começa a recitar passagens da Bíblia, a apresentar estigmas e a fazer milagres, Mariah interroga-se se sua filha não estará a falar com Deus. Quase sem se aperceberem, mãe e filha vêem-se no centro de polémicas, perseguidas por crentes e não-crentes e apanhadas num circo mediático que ameaça a pouca estabilidade que lhes resta.
Notas sobre a autora:
Jodi Picoult nasceu e cresceu em Long Island. Estudou Inglês e Escrita Criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen enquanto ainda era estudante. O seu espírito realista e a necessidade de pagar a renda levaram-na a ter uma série de empregos diferentes depois de se formar: trabalhou numa corretora e numa editora, foi copywriter numa agência de publicidade e professora de Inglês. Em 2003, foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction.