Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"O PRINCIPEZINHO"

Li este livro há alguns anos atrás, mas há leituras que merecem ser repetidas e esta obra é uma delas. A primeira palavra que me vem à cabeça quando falo desta obra é "doçura"... a doçura das palavras do Principezinho e a forma simplificada que as crianças têm de ver a vida, que nos leva a pensar que nós, adultos, somos mesmo umas criaturas muito complicadas.
Um livro para ser lido (e relido) em qualquer idade e mais uma sugestão para a Academia dos Livros.

Esta é a história do menino que vivia num asteróide, com os seus vulcões em miniatura e a sua linda rosa vermelha, e usava um longo cachecol a flutuar ao vento. Um dia ele resolveu viajar e visitou a Terra onde encontrou um grande amigo, que depois contou a história desse menino. Esta história foi traduzida em muitas línguas, foi lida por milhares de pessoas pequenas e grandes, e também por aqueles que, tendo-a lido quando eram pequenos a voltaram a ler na idade adulta. Tal como tu talvez daqui a muitos anos voltes a lê-la. Sabes porquê? Porque mesmo se te causar alguma estranheza ou te parecer enigmática, esta história revela-te um segredo muito simples e ao mesmo tempo muito sábio: é que as coisas mais importantes da vida são muitas vezes invisíveis para os olhos - só com o coração é que podemos vê-las! Além da leitura destas páginas, somos convidados a apreciar as aguarelas com que o autor ilustrou a sua história.

Considerado um dos grandes clássicos da literatura infantil, este livro é na verdade de alcance intemporal, podendo ser inspirador para leitores de todas as idades e de todas as culturas. Publicado pela primeira vez em Nova Iorque, em 1943, continua a ser uma das obras mais amadas e admiradas do nosso tempo.
Notas sobre o autor:
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry nasceu em 29 de Junho de 1900 e faleceu em 31 de Julho de 1944. Foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.
As suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.
Este romance mostra uma profunda mudança de valores, e sugere ao leitor o quão equivocados podem ser os nossos julgamentos, e como eles podem nos levar à solidão. O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.