Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 14 de novembro de 2007

ARROZ DE FEIJÃO FRADE

Uma das boas recordações que tenho dos muitos almoços que já comi na casa da minha madrinha é um bacalhau frito acompanhado de arroz de feijão... parece que ainda tenho na boca o paladar daquele arroz maravilhoso.
Também comi no restaurante onde trabalha a minha amiga Luciana um arroz de feijão (a acompanhar pataniscas de bacalhau) feito por ela que também estava um espectáculo.
Diversas vezes em casa tentei fazer arroz de feijão mas nunca me saí bem, não ficava no ponto como eu queria nem conseguia obter aquele sabor que tanto gosto. E ainda por cima a Risonha Júnior adora arroz de feijão.
Graças às dicas que vi aqui da nossa querida Belinha Gulosa aprendi como fazer um arroz de feijão de comer e chorar por mais.... Embora normalmente seja sempre feito com feijão vermelho, o meu foi feito com feijão frade para aproveitar uma lata que já estava aberta (resultado de outras aventuras culinárias). O resultado foi igualmente bom..... é feijão, é arroz... ficou uma delícia.

Cozi um pouco de presunto de modo a poder aproveitar a água para o arroz. Retirei o presunto e cortei em pedacinhos.
Num tacho fiz coloquei uma cebola pequena e 2 dentes de alho picadinhos, uma folha de louro, uma pitada de sal e um pouco de azeite e levei ao lume para refogar um pouco.
Juntei uma colher de sopa de polpa de tomate, o arroz e um pouco da água onde cozi o presunto, deixando o arroz cozer um pouco.
Adicionei 1/2 lata de feijão frade e o presunto picado. Juntei o resto da água e deixei cozer o arroz, verificando se era necessário juntar mais caldo, para que ficasse malandrinho.
Mesmo no final, quando o arroz já estava cozido, na altura de apagar o lume, deitei uma borrifadela de vinagre (este truque é da minha madrinha e fez toda a diferença).

Nota: este arroz serviu de acompanhamento a umas asinhas de frango assadas no forno, com uma juliana de cenoura e rebentos de soja. Acho que acompanha bem com carne ou peixe, é mesmo uma delícia. Obrigado Belinha Gulosa pelas dicas que deixaste no teu blog, graças a elas já não "dou bronca" a fazer arroz de feijão. LOL!

17 comentários:

  1. Que encanto!! Vou fazer e tenho como certo que vai ser um sucesso por aqui! :)

    ResponderEliminar
  2. ó comidinha dos céus...
    Tem uma pega giraça, às florzinhas!
    Beijoca enorme

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi arroz com feijão frade. Mas não custa nada tentar... beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Onde moro "feijocas com arroz" é um prato tipico que eu gosto muito, muito!

    Esta versão com feijão frade é uma obra prima.

    Parabéns

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Bela versão de um dos meus pratos de arroz preferidos!

    E anotei.

    Bjks

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso de feijão frade, mas normalmente só o como em salada! Esta variação está anotadíssima!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Risonha com feijão frade também nunca fiz mas posso fazer pois deve ficar maravilho e mais todos os meus feijões são caseiros percebes não vás pençar mal ou fui eu que logo pencei.um beijo Natércia...Mas eu não como feijão enlatado.

    ResponderEliminar
  8. Adoro arroz de feijão e engraçado que é mais ou menos assim que também o faço. O teu tem um letreiro que diz come-me hihihihi Parabens!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Cruinha mesmo!!! Arranjo as folhas das couves e a parte que não utilizo que são os talos porque são um bocadito para o duro congelo!
    Depois, saco do saco do congelador e uso em basesde sopa ou purés!
    A Risonha Júnior nem vai reparar!
    Convem passar com o passe vite, tá?
    Beijoca enorme

    ResponderEliminar
  10. ficou lindo ...e fizeste-me corar com os teus elogios...........eu faço tudo com os segredos que eu sei..aliás este arroz foi sugerido com o lombo premiado que eu ganhei o prémio aki á uns tempos e já publicado no meu blog tb..bjokas minha doce risonha..ficou uma maravilha o teu arroz..........bjokas

    ResponderEliminar
  11. Vou ser sincera: adoro arroz de feijão, mas assim com o feijão frade, é que não sei...
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  12. Gosto imenso de feijão frade,mas o teu arrozinho tem um aspeto gostoso.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  13. Bonito arroz, Risonha! Ainda hoje comentava que tinha saudades de comer feijão-frade.
    Fica registado, para acompanhar um peixinho frito!

    ResponderEliminar
  14. Realmente é um encanto... adorei esta sugestão!

    ResponderEliminar
  15. Esta comidinha é o que há de comida de verdade...delícia... bjos

    ResponderEliminar
  16. Nossa que combinação arroz, feijão e água de cozer presunto, hummmmmm que maravilha, adorei, o feijão é um prato que há sempre em minha casa, mas nunca fiz com arroz, quando era pequena minha mãe fazia sim arroz com lentilhas e era bem bom. Parabens

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....