Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PÃO ESCURO DE MELAÇO E CACAU

De vez em quando via na blogosfera receitas em que entrava o Sr. Melaço, mas já andava furibunda pois não encontrava este ingrediente em lado nenhum.
No outro dia fui ao supermercado perto do meu local de trabalho, onde sempre costumo ir, e ao olhar para uma parteleira para onde não é costume olhar, dou de caras com o Sr. Melaço a olhar para mim... dahhhhhh... acho que ele tem estado sempre por lá e eu é que não reparava. Comprei de imediato e agora só me restava escolher a receita a preparar: fiz uma pesquisa na nossa comunidade Cozinhas do Mundo e receitas não faltavam.
Depois de muitas indecisões acabei por me decidir por esta do Virtual Chef, publicada há mais de um ano, mas que me pareceu muito boa. Não me enganei... daria um óptimo pequeno almoço para a manhã de Natal.
340ml de leite
2 colheres de sopa de melaço
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de sal
310gr de farinha de trigo
190gr de farinha integral
50gr de açucar amarelo
1,5 colher de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de amêndoas picadas
2 colheres de chá de canela
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 pacote de Fermipan

Coloquei os ingredientes na cuba da máquina pela ordem acima descrita.
Seleccionei o ciclo de pão integral, peso de 1kg e tostagem média.
Fica um "senhor pão", enorme e muito saboroso. Foi comido ao pequeno-almoço juntamente com as prendas que as minhas amigas carinhosamente me ofereceram: o pano de mesa e o doce de abóbora com pinhões foram oferta da Missy (o doce foi feito por ela) e a caneca linda foi oferta da minha querida Winnie.
Estou a ficar mimada demais, não vos parece???
Aproveito para partilhar convosco mais umas manualidades que tenho feito, algumas delas para o Natal:
* uns marcadores de livros para uma mãe que adora a Pucca e para os seus dois fillhos* uma tela para uma colega da minha filha que faz anos amanhã* um prato de natal com vela que uma colega minha me encomendou* um prato dourado com motivos de natal, que neste momento está na minha mesa da sala, decorado com uma vela e umas pinhasAcho que qualquer dia deixo os tachos e as panelas e dedico-me de vez ao artesanato... LOL!

19 comentários:

  1. Aí está um pão que deve ser mesmo muito bom. Como não tenho melaço mas tenho muitos e variados méis, vou experimentar com mel de urze, daquele bem escuro...

    Só um reparo no que se refere ao fermipan: não acha um pacote excessivo para a farinha usada? Eu usaria 1/3 e o pão não endurecia tão depressa. Bom, mas bom como deve ser, quem vai esperar que endureça? :-)

    ResponderEliminar
  2. Luis, eu tenho sempre as minhas dúvidas com a quantidade de fermento a usar, sou uma naba nesse asepcto. Por isso limitei-me a seguir a receita original.
    Mas acho que 1/2 pacote teria sido mais do que suficiente.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo pão e que lindos trabalhinhos!! Está tudo o máximo, parabéns!! Beijocas

    ResponderEliminar
  4. O pão está com uma carinha ótima! E os seus trabalhos são lindos!! Continue a fazer as duas coisas!! Não largue a cozinha!!rss
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei esta versão! Ainda por cima com as amêndoas e a canela pelo meio...quem me dera uma fatia!

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga, o pão ficou lindo, já bem o provava ao lanchito,vamos a ver se o pai Natal me oferece uma M.f.P. RSRSRS,olha tens muito jeitinho de mãos, sabes também adoro fazer trabalhinhos de pintura,geralmente nesta altura faço centro de mesa, para mim, e ás x para pessoas de familía, mas este ano nem isso, ando esgotada, mas fizeste trabalhos muito bonitos, parabéns, é bom sabermos fazer de tudo. beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Risonha o pão esse não dava para mim como eu gosto sou mesmo maluca por pãozinho e o teu podia vir para a minha mesa!Os teus trabalhinhos estão lindos...a minha nora também faz e vai fazer feirinhas para vender os trabalhinhos dela tem graça tens ai uns que ela também faz.Um beijinho...

    ResponderEliminar
  8. Risonha tens mãos de ouro, os teus trabalhos estão muito giros, mas não abandones a cozinha porque o pãozinho com melaço deve ser uma delícia! Bjs

    ResponderEliminar
  9. Risonha, dediquei-te mais um selinho amigável e ternurento. Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  10. cada vez estás mais especialista na decoupag. jinhos e muitas saudades

    ResponderEliminar
  11. Eu também ando á algum tempo atrás desse Melaço! Eu tambem acho que se podia dedicar ao artesanato, mas não deixe os tachos!!!! POR FAVOR!!!! Bjnhos

    Já agora ... a dorei a música de Natal

    ResponderEliminar
  12. Deixar os tachos não podes, fazes coisas deliciosas. Também nunca encontrei melaço. Encontrei numa revista uma receita de melaço para fazer em casa. Não sei se ficará a mesma coisa. O pão é daqueles que eu como... com farinha integral :)
    Adorei, adorei, adorei o último prato!

    ResponderEliminar
  13. Este pão é uma verdadeira surpresa, certo? O seu perfume pela manhã...! Agora vou ter de o fazer novamente!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  14. Qua pãozão oh risonha, mesmo a pedir umas dentadas seja com compota ou qualquer outro recheio :)

    Concordo plenamente contigo no que diz respeito ao artesanato, o decoupage é uma arte mesmo viciante, eu adoro! Agora que vou estar por casa a ver se me dedico um pouco mais, e já tenho ideias de umas coisas para o Natal! Finalizo a dizer que gostei de tudo o que fizeste, mas particularmente da tela :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  15. Este pão é quase um bolo :)
    Deve ser uma delícia.
    Os seus trabalhos são lindos :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. fica com uma cor tão linda!!!!! fiquei com vontade de experimentar!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Teclei 'entra' antes da hora....

    Risonha, que lindos os trabalhos! Parabéns! O último está lindíssimo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá! Seu artesanato é lindo. Não sei se você lucra com isso, mas tá maravilhoso. Juro que se fosse aqui no Brasil eu encomendaria umas coisinhas pra mim. Parabéns.Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Risonha, também gosto muito de artesanato, mas nunca tentei fazer nada dessa área. Amei esse pão. Você recebeu meu e-mail falando sobre o extrato de soja? Que era a mesma coisa que leite em pó de soja?

    Um beijo e Feliz Natal!

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....