Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

BACALHAU NO FORNO

Retirei esta receita de um livro de receitas da Bimby que a minha amiga Joana me emprestou - "Viajar com a Bimby" - porque estas receitas são sempre simples e muito fáceis de adaptar à Mycook.
E porque pratos de bacalhau nunca saem demais cá em casa, aqui fica mais uma sugestão que é uma excelente ideia para a ementa de Natal!
300gr de alho francês (só a parte branca) cortada em pedaços
300gr de cebola
100gr de azeite
4 postas de bacalhau demolhado, sem pele nem espinhas, cortadas aos pedaços
6 ovos
25gr de farinha
200gr de leite
1/2 colher de chá de sal
2 pitadas de pimenta

Pré-aqueça o forno a 200º.
Coloque no copo o alho francês e a cebola, pique 6 segundos, velocidade 6.
Com a espátula baixe os resíduos que ficaram na parede do copo. Adicione o azeite e refogue 8 minutos, 100º, velocidade 2.
Junte o bacalhau reservado e programe 10 minutos, 100º, velocidade 2. Num tabuleiro coloque o preparado anterior.
Coloque no copo os ovos, a farinha, o leite, o sal e a pimenta, e misture 30 segundos, velocidade 6.
Deite por cima do bacalhau e leve ao forno a gratinar cerca de 10 a 15 minutos.
Sirva com salada.

16 comentários:

  1. Olá Risonha!
    Podes por mais um prato na mesa? Acho que vou aí almoçar hoje!!! Depois sempre podes vir lanchar comigo.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta, vai já ser colocado mais um prato na mesa, és bem vinda para almoçar!
      :)

      Eliminar
  2. Adoro bacalhau e gostei muito da tua receita, ficou com um aspecto delicioso.
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, esta é realmente uma maneira muito fácil e prática de preparar o bacalhau!

      Eliminar
  3. Segundo consta o bacalhau tem 1001 maneiras de se preparar, mas acho que já se faz de 1500 maneiras.Gostei desta receitinha!!!
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Rita, eu também acho que já são milhares e milhares as maneiras de se preparar o bacalhau.. esta é apenas mais uma!

      Eliminar
  4. deve ser saboroso, eu pessoalmente adoro alho francês, assim incluido em pratos mais "normais", acaba por dar um sabor muito especial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdinha, eu também sou adepta do alho francês em pratos de carne ou peixe e neste prato de bacalhau ficou mesmo a matar.

      Eliminar
  5. Ultimamente ando muito numa onda de comer bacalhau e este tem um aspecto fantástico! Gostei :)

    Beijocas*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuca, se andas numa onda de comer bacalhau aproveita e prepara esta receita, tenho a certeza que não te vais arrepender.

      Eliminar
  6. Agora no Inverno sabe tao bem ligar o forno para comer deliciosas refeicoes com bacalhau como esta.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, com o frio que está sabe sempre bem ligar o forno, ainda para mais se de lá sair uma delícia destas!

      Eliminar
  7. Parece mesmo delicioso, e com este frio assim as refeições de forno sabem tão bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade Luísa, nesta época de frio sabem sempre bem pratos de forno!

      Eliminar
  8. Que óptima sugestão para mais uma receita de bacalhau, será mais uma para eu experimentar!!!! :)

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....