Sugestões para oferecer ou para ler...


sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ARROZ DE CHERNE


No outro dia ofereceram um cherne enorme ao meu marido. Tive pena de não o ter pesado, mas nem me lembrei de tal... só vos posso dizer que a cabeça e as alhetas foram guardadas para fazer massa e com o restante fiz um arroz, que deu para o jantar de 9 pessoas e ainda sobrou.Já podem ver que o peixe era enorme... para que tenham uma noção, aqui está ele depois de devidamente amanhado e arranjado pela mamã Risonha (eu destesto arranjar peixe, lembram-se?):





Então para 9 pessoas, o cherne foi confeccionado da seguinte forma: parti o peixe em postas de tamanho médio, salpiquei-as e deixei tomar gosto por cerca de 3 horas.

No tacho coloquei: 2 cebolas grandes picadas, 4 dentes de alho cortados ao meio, 1 pimento vermelho cortado em tiras, 3 tomates grandes maduros (sem pele nem sementes), sal, pimenta, cravinho em pó, noz moscada, 1 copo de vinho branco, 1dl de azeite, 2 colheres de sopa de margarina.

Deixei refogar tudo junto e quando já estava cozinhado triturei tudo com a varinha mágica. Acrescentei água e quando levantou levantou fervura deitei as postas de peixe, deixando cozinhar mas de modo a que o peixe ficasse rijinho. Retirei o peixe para uma travessa e reservei.
Deitei o arroz e cerca de 300gr de camarões. Quando o arroz já estava quase cozido voltei a juntar o peixe, rectifiquei os temperos, envolvi com cuidado para o peixe não se desmanchar e deixei terminar a cozedura do arroz, servindo de imediato.
Aqui fica este prato especialmente para vocês que me visitam...


14 comentários:

  1. Risonha o teu peixinho está de comer e chorar por mais um bjo Natércia...

    ResponderEliminar
  2. Que sorte a tua e do teu marido serem prendados com estas maravilhas! E depois a tua capacidade de as transformar em belos petiscos!

    ResponderEliminar
  3. O cherne é maravilhoso...
    E o arroz também, mesmo como eu gosto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Bem, primeiro o post dos camarões e agora este do cherne (que é o meu peixe preferido, acima de qualquer outro), é provocação!!!! :)))

    PS - Esse arroz bem ensopado com o peixe a "espreitar" é uma visão, que coisa boa!!!

    ResponderEliminar
  5. Zézinha, o teu arroz está mesmo como eu gosto. Aquele molhinho está divino, mesmo convidativo. Para a próxima convida-me sim? :)

    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Este arroz de cherne ficou um espectáculo!!

    ResponderEliminar
  7. Está com um aspecto delicioso.
    Que sorte receber um peixinho destes :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que grande sorte... eu nunca provei cherne. Adoro arrozinho malandro :)

    ResponderEliminar
  9. Que bom é ter uma mãezinha, não é menina zézita?o arroz está um espectáculo, o meu marido até molhava pãozinho como ele gosta.O cherne é um peixe muito saboroso eu adoro peixe, aquase toda a qualidade e o arroz está bué de bom!sabes eu tb. era assim, a minha querida mãezinha é que mo arranjava, mas já partiu, agora tenho que ser eu.Beijito bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Amiga Risonha ;parabens o teu arroz está com aspecto de fazer crescer água na boca, deve ser uma maravilha um beijo da Ribeirinha!

    ResponderEliminar
  11. Risonha o teu arroz esta um espectáculo.
    gosto muito deste arroz.
    Bom fim de semana. beijinhos
    moranguita
    http://docesdamoranguita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Nossa Risonha, que delícia. Amo este tipo de comida.

    ResponderEliminar
  13. este pratinho é para mim? é?

    bjks

    ResponderEliminar
  14. Olá. Bela dica essa do cherne. Esse peixe agrada a gregos e troianos e a receita é perfeita! Adorei! bjos

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....