Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 22 de maio de 2012

BOLONHESA LIGHT

Achei esta receita um encanto assim que a vi na revista "Prevenir" do passado mês de Fevereiro. Haverá maneira mais leve, mais ligeira, mais light e mais original de comer bolonhesa? Duvido muito...
Para quem se preocupa com as calorias e os hidratos de carbono, a substituição da massa por legumes é um "must". 
E se na receita original pedia carne de vaca, eu optei por usar apenas carne de perú, o que tornou esta refeição ainda mais saudável.
Fiquem então com a receita e façam o quanto antes...
600gr de carne de perú picada
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
5 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
1 lata de tomate pelado
sal e pimenta q.b.
orégãos q.b.
1dl de vinho branco
3 curgettes
1 cenoura pequena

Para o molho:
Faça um refogado com a cebola e o alho picado, o azeite e o louro.
Adicione o tomate e o vinho branco, tempere com sal, pimenta, orégãos e deixe cozinhar por cerca de sete minutos. Retire a folha de louro e triture tudo.
Junte a carne picada ao molho de tomate, rectifique os temperos e deixe cozinhar cerca de 20 minutos.

Para a massa:
Descasque as curgettes e a cenoura com a ajudar de um descascador de vegetais. Depois, corte-as em tiras compridas e muito finas.
Coloque os vegetais cortados num escorredor e regue com água a ferver, para que cozam ligeiramente.
Escorra-os bem e sirva de imediato, colocando a bolonhesa sobre uma camada de "esparguete" de vegetais. Na altura de servir, se quiser, pode polvilhar com queijo ralado.
Há um ano atrás falei-vos de: Delícia de Maçã

27 comentários:

  1. Ora nem mais para a minha dieta é bom :)
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo bom para a dieta B.V., esta bolonhesa pode comer-se sem ficar com peso na consciência!

      Eliminar
  2. Risonha, mas que excelente ideia! Tenho que a colocar em prática! Mas antes disso tenho que comprar um descascador de vegetais que por acaso ainda não tenho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinha, coloca mesmo a ideia em prática que vais ver que não te vais arrepender.

      Eliminar
  3. E que optimo aspecto ficou.

    Bjocas

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o aspecto é óptimo mas acredita que o sabor é ainda melhor!

      Eliminar
  4. Uma opção bem mais saudável sem dúvida!
    E tem um excelente aspecto!
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. saudável mesma e o sabor é 5 estrelas. a nossa saúde e a nossa linha só fica a ganhar!

      Eliminar
  5. Nem se deve notar a falta da massa, falo por mim...è bem melhor assim decerto!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não se nota muito a falta da massa Ana Rita, e olha que eu sou uma gulosa por massa.
      este prato conseguiu realmente surpreender-me pela positiva.

      Eliminar
  6. Esta ideia é genial :) Tenho de experimentar essa "tagliatelle" de cenoura e courgette que me parece muito original e saudável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. realmente esta "massa" é muito saudável e não se "acumula" na barriga nem nas ancas... lol

      Eliminar
  7. Não sei não... sem massa?? mas optima ideia! bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kika, a minha filha fez o mesmo comentário do que tu e depois que provou gostou muito.

      Eliminar
  8. Uma excelente alternativa e não menos saborosa que a "normal" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo Diogo, uma alternativa saudável e saborosa!

      Eliminar
  9. Uma refeição deliciosa e saudável, o que aprecio imenso. Já servi dessa "massa" cá em casa e gostaram bastante. Apeteceu-me agora :9

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adorei a sugestão! Para o meu jantar, hummm... Bjs

    ResponderEliminar
  11. Bem a ideia ébem original... e bolonhesa tem sempre aquele encanto :)

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha amiga :)
    Vou levar a receita lol
    Adorei mesmo!!

    Bjokas e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  13. olá, sou novato aqui. fiz a sua receita aqui no brasil e foi um sucesso. abraços.

    ResponderEliminar
  14. Olá! Gostei muito desta versão ;)
    Quando tiver um tempinho passe na minha cozinha http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/
    Beijinho

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....