A igreja da minha paróquia tem um salão de festas... nesse salão existe um bar... por vezes acontecem festas nesse dito salão... e nessas festas o bar costuma estar aberto para vender cafés, bebidas e bolos, de modo a angariar uns "tostões" para a igreja... e às vezes pedem-me para eu fazer um bolo para vender... e eu às vezes tenho preguiça de ir procurar uma receita e ponho-me a inventar... e às vezes o resultado final até é muito bom!
Isto parece uma história para adormecer crianças, mas a verdade é esta: tive preguiça de ir procurar uma receita de bolo e a partir da tradicional receita do bolo de iogurte improvisei este bolo.
Vendeu-se até à última fatia...
1 iogurte (aroma à escolha)
4 ovos
4 copos medida de açucar
3 copos medida de farinha
1 copo medida de óleo
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de essência de canela
100gr de passas
4 maçãs em cubinhos
* o copo medida utilizado é o copo do iogurte
Ligar o forno a 180º.
Bater os ovos com o açucar e o iogurte.
Juntar metade da farinha, o óleo e a essência de canela. Bater bem e adicionar o resto da farinha e o fermento.
No final envolver a maçã e as passas e levar ao forno, em forma untada e enfarinhada, durante 50 minutos (convém fazer o teste do palito). Desenformar depois de frio.
Se algum dia quiserem aparecer no bar e comprar uma fatia, são vendidas a 0,50€.
terça-feira, 8 de maio de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Que belo bolinho! Ficou com muito bom aspecto!
ResponderEliminarBeijocas
Gostava tanto de ter mão boa para fazer bolos, mas já tenho até medo de tentar, sempre dá algo errado!! kkkkkkkkkk
ResponderEliminarbjs bjs
Bia, não há nada como ir sempre tentando, um dia apanhas o jeito!
EliminarFicou excelente o bolo, espero que faça sucesso!
ResponderEliminarfez sucesso mesmo Luísa, vendeu-se todo e assim foi uma forma fácil e saborosa de ajudar a paróquia!
EliminarOlá querida Risonha!
EliminarPodes querer o teu bolo ficou mesmo um sucesso e ainda bem que compraram tudo...um beijinho:))O bolo do meu filho também foi sucesso a malta o que quer é que eu faça bolos para vender mas como sabes eu não tenho saúde para isso e assim vou fazendo para o gasto de casa.
Querida Natércia, já te basta fazeres os bolos para os gulosos aí de casa, ainda por cima que a tua saúde de vez em quando prega-te umas rasteiras.
Eliminarespero que estejas melhor!
Olha que bem :)
ResponderEliminarO pessoal de sagres só fica a ganhar lol
O bolo tem mesmo muito bom aspeto :)
Bjokas
pois... fica a ganhar quem come o bolo, pois delicia-se.
Eliminare fica a ganhar a paróquia que sempre arrecada mais uns trocados. lol
Olá :)
ResponderEliminarO biju é pão pekenino... Também é conhecido por carcaça ou paposeco. Aqui em Aveiro chamam biju.
Neste link tem uma imagem do biju
http://www.google.pt/imgres?um=1&hl=pt-PT&biw=1366&bih=664&tbm=isch&tbnid=quPF4eua3XNY6M:&imgrefurl=http://www.confeitaria3condes.com/prodpad.htm&docid=NkQ_T6evwnRt0M&imgurl=http://www.confeitaria3condes.com/Fotos/Artigos/Padaria/peq/Bijou.jpg&w=209&h=157&ei=YWCpT6ayIIi_8wO_1qz7AQ&zoom=1&iact=rc&dur=223&sig=117172984743435498373&page=1&tbnh=125&tbnw=167&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:2,s:0,i:75&tx=104&ty=46
bjins espero ter ajudado :)
C&C
http://cozinhaandcompanhia.blogspot.pt/
obrigado pelo esclarecimento, realmente nunca tinha ouvido falar em bijú.
Eliminaristo é uma das coisas boas nos blogs de culinária, estamos sempre a aprender umas com as outras.
ADORO A COMBINAÇÃO DE MAÇA E PASSAS FICAM UNS BOLOS MUITO BONS.
ResponderEliminarESSE FICOU LINDO E EU TAMBÉM COMIA UMA FATIA...
BJS
então podes servir-te de uma fatia São, o bolo está à tua espera.
EliminarQue ótimo!Sinal que ficou mesmo delicioso... é bom demais qdo as pessoas provam e gostam, a cozinheira sempre agradece rsrs Adorei esse bolo tão fofo e saboroso!beijão
ResponderEliminaré mesmo, qualquer cozinheira fica toda vaidosa quando os seus cozinhados, sejam doces ou salgados, desaparecem "do mapa", é sinal que toda a gente gostou.
Eliminarbeijocas
O meu filho mais novo gosta muito de Bolo de Maçã e eu acho que esta tua receita é muito indicada para o presentear. (Pena ele morar tão longe...)Vou levar a receita e fazer em breve pois também gosto muito dos bolos com frutas e húmidos, como este. Fizeste-me lembrar dos tempos de solteira em que eu também colaborava com a Paróquia (em Benfica). Havia um Salão de Cinema que funcionava aos fins de semana e um Bar aberto aos intervalos. Todo o dinheiro que se ganhava era para uma Cantina que funcionava diàriamente e que distribuía almoços e jantares aos mais carenciados e aos idosos da Freguesia. Eu fazia parte do grupo responsável pelo Cinema e gostava muito de ajudar no Bar. Nessa altura ainda não estava virada para as Culinárias, mas aprendi a fazer Ginginha com uma senhora espanhola que a oferecia durante todo o ano. Também gosto muito de visitar! O difícil é comentar. Hoje entrei pelo Google Chrome para ver se ele não me finta! Bjs. Bombom
ResponderEliminarBombom, ainda um dia me hás-de dar essa famosa receita de Ginjinha, aposto que deve ser um espectáculo!
EliminarFoi uma bela invenção pois vendeu-se bem!
ResponderEliminarO bolo de iogurte tradicional só ficou a ganhar com a adição das passas e das maçãs! Tudo de bom para ti, bjs!
ResponderEliminarA minha mãe também tem esse dom, de conseguir congeminar um bolinho sem receita:) E bem que eu gostava de o ter herdado, mas acho que ainda tenho muito que aprender e muita experiência para arranjar!! O teu bolo deve ter ficado mesmo uma delícia, a combinação de maçã com as passas e a canela só pode ter ficado maravilhosa! Não admira que se tenha vendido todo!:)
ResponderEliminarBeijocas:)
Bem essa mistura só pode ter ficado uma verdadeira delícia :)
ResponderEliminarbeijinhos