Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"MULHERES DA MINHA VIDA"

Desde míuda que me lembro de ver Manuel Luís Goucha na televisão, na altura ainda com um grande bigode, a apresentar programas de culinária e já nessa altura o achava um excelente comunicador, com um grande à vontade frente às câmaras.
Os anos passaram e hoje em dia continuo a sentir uma grande admiração por esta figura do nosso panorama televisivo: é frontal, comunica como ninguém e tem um enorme sentido de humor.
Todas estas razões me levaram a ler o seu livro, que nada mais é que a transcrição de entrevistas que fez num programa televisivo.
Gostei particularmente das entrevistas a Fernanda Serrano, Alice Vieira, Maria José Ritta e a entrevista com que Goucha finaliza o livro: à senhora sua mãe.
Com tudo isto resta-me dizer: Goucha, hoje admiro-te ainda mais pelo belíssimo trabalho que fizeste com estas entrevistas.
Um livro muito fácil de ler e mais uma sugestão para a Academia dos Livros.
"Agora é a minha vez de oficiar, pondo as mulheres que respeito e admiro, e por isso são a minha vida, a falar. Mulheres dispostas a agitar-se e a dar tudo por tudo. Exemplos de perseverança, dedicação, talento e originalidade, que me enriquecem enquanto homem."
Manuel Luís Goucha

São vinte e seis as extraordinárias mulheres que Manuel Luís Goucha nos dá a conhecer neste livro. Aqui fala-se de infância e de sonhos, de vitórias e desilusões, de realidade e de afectos, de encontros marcantes. Ao dar voz a histórias de vida tão plenas como estas, começando e terminando com a sua própria mãe, o autor revela assim uma parte de si. São exemplos de vida que terão o dom de tocar e inspirar quem os ler, guiados aqui por um dos melhores entrevistadores do país.

Notas sobre o autor:
Embora nascido em Lisboa, foi, ainda em criança, viver para a Figueira da Foz, terra natal da mãe, com esta e o irmão mais novo, aquando da separação dos pais. Fez o liceu em Coimbra, onde viveu até aos 19 anos, altura em que regressou a Lisboa para começar a sua vida, independente. Vive actualmente numa quinta na aldeia de Fontanelas, concelho de Sintra.
Manuel Luís Goucha possui uma longa carreira, sendo a maior parte dela televisiva. Participou como actor na Crónica dos Bons Malandros, em 1984. Apresentou programas de culinária e, durante vários anos a Praça da Alegria, na RTP1 e, posteriormente, o Olá Portugal, na TVI.
Goucha é também autor de vários livros de culinária, nomeadamente o livro Os Doces do Manel, editado em Dezembro de 2007.
No final de 2008 co-apresentou a primeira edição do reality show Uma Canção para Ti, com Júlia Pinheiro.
Manuel Luís Goucha actualmente, apresenta em conjunto com Cristina Ferreira o Você na TV!, talk show matinal transmitido pela TVI. Co-apresenta também a segunda edição do programa Uma Canção para Ti, também na TVI.