Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"NO SEU MUNDO"

Se há livros que mexem comigo, este foi um deles e só me lembro de uma palavra para descrevé-lo: INTENSO!
A história fala-nos de um rapaz autista (vulgo Síndrome de Asperger) e da forma como o mesmo vê o mundo, das suas limitações, das suas dificuldades e de como é difícil se integrar socialmente.
Aborda também como a sua doença condiciona o modo de vida da sua mãe e do seu irmão.
Durante a história, este jovem autista é acusado de homícidio e todos os indícios (que são próprios da sua doença) levam e crer que o rapaz é o culpado.
Ao ler o livro qualquer um de nós pensa "E se fosse o meu filho?"
Recomendo vivamente a leitura desta obra, digamos que numa escala de 0 a 10 lhe daria um 20!
Aqui deixo mais um contributo para a Academia dos Livros.
Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem Síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo - consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele, Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir.
Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da Síndrome de Asperger - não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas - são identificadas pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o seu filho capaz de matar?

Notas sobre a autora:
Jodi Picoult nasceu e cresceu em Long Island. Estudou Inglês e escrita criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen enquanto ainda era estudante. O seu espírito realista e a necessidade de pagar a renda levaram Jodi Picoult a ter uma série de empregos diferentes depois de se formar: trabalhou numa correctora, foi copywriter numa agência de publicidade, trabalhou numa editora e foi professora de inglês. Aos 38 anos é autora de onze best sellers e em 2003 foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction.