Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 5 de fevereiro de 2011

BATATAS NO FORNO COM ALHO

Aqui está um acompanhamento fantástico, muito fácil de fazer e que substitui na perfeição as batatas fritas, sendo que é muito mais saudável.
Descobri a receita no blog "Cala-te e poupa!" (um blog muito útil com dicas de poupança para vencer estes tempos de crise) e, segundo a Poupadinha, a receita é do Jamie Oliver.
No dia em que as preparei fiz em pouca quantidade, pois não sabia se os comilões cá de casa iam gostar das batatas confeccionadas desta forma.
Gostaram e muito, já repeti várias vezes (especialmente para acompanhar peixe grelhado) e até eu, que não sou muito "batateira" adorei este acompanhamento.
Descascam-se as batatas e cortam-se aos cubinhos ou aos palitos.
Vão a cozer em água e sal cerca de 10 minutos.
Depois colocam-se num tabuleiro de ir ao forno com bastante alho picado por cima e sal.
Finalmente rega-se com um fio de azeite e vão ao forno até ficarem douradas.
De vez em quando convém sacudir o tabuleiro para ficarem douradas por igual.
Mais fácil não pode haver... e as batatas ficam mesmo crocantes.
Nota: como as batatas douram rapidamente, pode aproveitar para confeccioná-las enquanto tem outro cozinhado no forno.
Há um ano atrás falei-vos de: Queijadinhas de Leite II

13 comentários:

  1. Que batatinhas tão boas...Vou copiar esta...

    bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  2. HUUUMMM! Um acompanhamento delicioso e bem simples.
    Bom fim-de-semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Super façeis de fazer e mto mais saudaveis sem duvida nenhuma... eu aqui em casa evito as batatas fritas apesar do maridao e dos filhotes gostarem mto... assim vou pasar a fazer mais vezes, acho que eles vao adorar!!!

    beijinhos e bom final de semana

    ResponderEliminar
  4. bem devem ficar com um belo sabor a alho mas nao me imporoq ue eu gosto
    e sempre não são fritas:-)
    om fim de semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Madre mia, que saborosas devem ser!!! Também vi esse programa do Jamie e achei interessante cozê-las primeiro um pouco. Penso que é assim que fazem em restaurantes para ficarem mais gostosas ;)
    Bjsss, bom sábado!
    Madalena

    ResponderEliminar
  6. Olá Risonha!
    E não é que à duas semanas atrás a minha visinha me ensinou a fazer essas batatas!!!! São óptimas!Ficam estaladiças e com um sabor a alho que eu adoro!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada! Ainda bem que gostaste das batatinhas. São mesmo boas, não são?

    ResponderEliminar
  8. Ena não sabia que as minhas batatinhas maravilha eram do jamie olivier, faço isso montes de vezes e nunca ouvi falar do homem (salvo seja) mas tens razão ficam uma delicia :-)

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia esta técnica mas fascinou-me a ideia de trocar as batatas fritas, quando os meus netinhos me vierem visitar, por estas no forno. Gostosas sei que são e assim crocantes, ainda é melhor!
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  10. Não podia ser melhor, eu sou batateira e adoro alho :)

    ResponderEliminar
  11. Olá.

    Já há uns dois anos que faço assim as batatas. Ficam sempre uma maravilha. Tenho que fazer o triplo da quantidade se fossem cozidas porque o marido e o filho só param de as comer quando acabam.
    A minha mãe, para não ligar o forno só para as batatas, lá na casa dela faz no microondas no grill.
    Cá em casa ainda não há forno, faço num microondas/forno que tem um programa especifico para batata frita. Ficam mesmo muito crocantes :)

    Beijinho

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....